Como fazer CNH Digital ES

Veja quais são as exigências para fazer a CNH Digital ES e confira os procedimentos para tirar o documento

Os documentos digitais já são uma realidade e tonam mais difícil que os seus titulares os esqueçam: com eles estão disponíveis no celular e esse é um dos primeiros itens que as pessoas colocam no bolso, é quase uma certeza que o documento em questão também poderá ser acessado, se preciso.

No caso da Carteira Nacional de Habilitação ou CNH, dá para fazer a versão digital sem grandes custos: a não ser que o indivíduo precise de uma segunda via atualizada.

Descubra aqui qual é o processo para fazer uma CNH digital no Estado do Espírito Santo.


Vantagens da CNH Digital ES

Quando um condutor é abordado pela polícia e não tem a CNH para mostrar, ele é multado (a sua habilitação recebe pontos) e o veículo fica apreendido até que outra pessoa habilitada possa vir buscá-lo.

Se demorar dois dias para isso, por exemplo, serão dois dias de aluguel de pátio que o autuado terá de pagar.

Tudo isso se torna um pouco mais difícil quando há a CNH digital: mesmo que o indivíduo não esteja com o documento físico porque o esqueceu, trocou de carteira, etc., ele tende a estar com o celular e poderá mostrar sua habilitação mesmo assim.

A polícia também conseguirá identificar melhor cada condutor que abordar, consultando se existe algum debito, se a pessoa continua habilitada para dirigir, se o seu documento … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital RS

Confira os procedimentos necessários para fazer a CNH Digital RS

A carteira de motorista digital é uma das mais recentes novidades para os condutores do Brasil, proporcionando a eles mais opções na hora de portar o documento: se a pessoa não quiser levar a CNH física, basta estar com o dispositivo móvel para ser identificado em uma possível blitz.

A transformação da carteira de motorista impressa em documento digital pode ter certo custo e é disponibilizada apenas para alguns condutores específicos.

Entretanto, vale a pena que as pessoas do Estado do Rio Grande do Sul aprendam o processo para conseguir o novo documento.


Quem pode fazer a CNH Digital RS?

Essa possibilidade é apenas para quem emitiu sua Carteira Nacional de Habilitação a partir de maio de 2017.

Nesse período, passou a ser incluso no documento o que é chamado de QR Code: trata-se de uma identificação virtual bastante única e que é lida por um software especial; para nível de entendimento, é possível comparar a leitura do QR Code à leitura dos códigos de barra.

Afora essa distinção, qualquer motorista localizado no Rio Grande do Sul pode procurar o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para requerer a nova CNH.

Como fazer CNH Digital RS


Como fazer a CNH Digital RS?

O processo para tirar uma carteira de motorista digital é ligeiramente trabalhoso:

  • O condutor deve procurar o atendimento do DETRAN e solicitar uma certificação virtual. É necessário que ele vá ao mesmo posto no qual
Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital GO

Confira as orientações para fazer a CNH Digital GO

É a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que atesta que determinado cidadão está autorizado a dirigir certo tipo de veículo.

Esse é um documento emitido pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) e que tem validade oficial, sendo preciso o motorista fazer aulas teóricas e práticas, além de exame médico, para consegui-lo.

A maioria dos brasileiros possui a CNH em papel, como os seus demais documentos; o problema é que o risco de ela ser danificada ou perdida é bem alto.

Para proteger ainda mais a carteira de motorista e impedir que o cidadão a esqueça, o governo federal criou a CNH Digital. Saiba qual é o procedimento para emiti-la no Estado de Goiás.


Por que fazer a CNH Digital em GO?

Vários motoristas acreditam que a troca da carteira impressa pela virtual é uma coisa desnecessária; na realidade, todavia, essa troca facilita a patrulha da polícia e até pode diminuir a quantidade de multas aplicadas aos condutores e de apreensões.

São muitos os casos de pessoas que são punidas porque esqueceram de colocar a CNH na bolsa nova, na carteira nova ou porque a esqueceram por outra razão.

Nesse caso, o veículo é apreendido e a pessoa recebe uma multa e pontos, ficando mais perto de ser impedido de dirigir.

Com a carteira de motorista digital, é só abrir o aplicativo no smartphone e o documento será exibido na tela, inclusive com um QR Code.

Uma vez que … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital MT

Entenda como funcionam os procedimentos para tirar a CNH Digital MT

Caso ainda não saiba, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação já está disponível em todos os estados do Brasil, inclusive no Mato Grosso.

Todos os Detran’s tiveram até o meio do ano de 2018 para disponibilizarem esse mais novo serviço aos motoristas. É claro que alguns demoraram mais do que outros, no entanto agora todos já são obrigados a oferecer esse documento.

Mas, afinal, como fazer CNH Digital no MT?

Se essa for a sua principal dúvida sobre o assunto, não precisa mais se preocupar. Afinal de contas, este artigo conta com um passo a passo completo de como fazer a CNH Digital no MT.

Com ele pode ter certeza de que todo o processo vai ficar ainda mais fácil. Antes de qualquer coisa é válido ressaltar que tudo pode ser feito online mesmo, sem nenhuma dor de cabeça.

Levando em consideração que a CNH Digital, também conhecida como CNH-e, foi criada com o objetivo de facilitar a vida dos motoristas, não tinha como o processo de solicitação do documento ser muito complicado, não é mesmo?

Caso não saiba, a CNH-e possui exatamente o mesmo valor jurídico que o documento impresso.

Sendo assim, caso esqueça a carteira impressa e seja parado por alguma fiscalização, basta abrir o aplicativo da CNH Digital e apresentá-lo ao policial, por exemplo. Ou seja, não tem segredos.

Quer saber mais sobre esse documento que oferece mais comodidade, praticidade e … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital SC

Confira o passo a passo para tirar a CNH Digital SC

Desde o começo de 2018 a CNH Digital já está disponível no estado de Santa Catarina. É isso mesmo! A versão eletrônica do documento de habilitação pode ser solicitada pelos motoristas.

Mas, é claro que existem alguns passos a serem dados para que seja possível conseguir esse documento digital. Sendo assim, este artigo vai explicar exatamente como fazer CNH Digital em SC.

Tenha sempre em mente que a tecnologia está mudando e ainda vai mudar várias coisas. E foi graças à ela que até mesmo um dos principais documentos dos brasileiros, a Carteira Nacional de Habilitação, sofreu uma modernização e hoje possui uma versão digital.

Antes de qualquer coisa é importante mencionar que a CNH Digital em SC possui exatamente o mesmo valor jurídico do que o documento impresso.

Sendo assim, mais conhecida como CNH-e, a versão digital da Carteira de Habilitação realmente vai tornar muitas coisas mais práticas. Você já tinha ouvido falar sobre isso? Sabia da novidade, mas ainda não sabe como fazer a CNH digital?

Não importa qual é realmente o seu caso, o que importa é que neste artigo será possível tirar todas as suas dúvidas sobre esse documento, além de aprender como fazer para solicitá-lo.

A boa notícia é que o processo é simples e pode ser realizado online. Para tanto, acompanhe este artigo até o final e saiba mais.


A CNH Digital SC já foi autorizada?

Como é algo um tanto quanto … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital PR

Confira as regras e saiba como fazer a CNH Digital PR

Há uma grande tendência à maioria dos documentos dos brasileiros se tornar digital, ou seja, que eles sejam acessados via aplicativo.

Para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), isso já é realidade: o documento em papel já pode ser transformado em um arquivo de app que o motorista apresenta quando for necessário.

Veja neste artigo como fazer CNH Digital no Paraná: onde se cadastrar, se existe custo, quais são as vantagens e onde encontrar o aplicativo para poder apresentá-la.


Quem pode fazer a CNH Digital no Paraná?

O documento eletrônico pode ser pedido por qualquer motorista, mas o processo é mais trabalhoso para quem tem a CNH feita antes de maio de 2017.

A razão é que essas versões feitas antes dessa data não têm uma característica chamada de QR Code. Isso pode ser resolvido: basta que o motorista emita a segunda via da sua habilitação.

Também é necessário que o documento tenha certificação digital, o que assegurará que ele é verdadeiro.

Quanto mais recente a carteira de motorista, maior a probabilidade de ela ter certificação digital e, se precisar de mais informações sobre isso, dá para tirar as dúvidas com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Paraná; nele, o cidadão até pode emitir a certificação.

Como fazer CNH Digital PR


Como fazer CNH Digital no Paraná

Para solicitá-la, todos têm de ir ao site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e seguir as orientações abaixo:

  • À esquerda,
Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital no RJ

Neste artigo nós explicamos como funcionam os procedimentos para fazer CNH Digital RJ

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento que serve para todo o Brasil: mesmo que ele seja emitido em um Estado, ele pode ser apresentado em outros lugares, inclusive como um documento de identificação.

É nele que as autoridades confirmam que determinada pessoa tem permissão para conduzir certos tipos de veículos, além de saberem qual é a sua condição legal: se há muitas infrações, se são graves, etc.

A cada vez que um condutor dirige, ele precisa estar com a sua CNH, mas muitos esquecem. São pessoas que têm o documento legalizado, dentro da validade e sem excesso de pontuação, mas que acabam saindo da sua casa sem ele por algum motivo.

O resultado é que o veículo fica retido e somente outra pessoa autorizada pode retirá-lo, além de serem acumulados pontos na carteira do infrator.

Para que todo esse desgaste não aconteça, surgiu a CNH Digital. Veja aqui como fazê-la no Rio de Janeiro e quais são os requisitos.


Como funciona a CNH Digital no Rio de Janeiro

A utilização da carteira de motorista digital é igual em todo o país: será uma tela aberta por meio de um app especial e gratuito.

Sempre que o cidadão precisar mostrar a sua CNH, seja para uma autoridade de trânsito ou para se identificar, só terá de abrir o app e mostrar o documento digital, que será aceito por todos.

Hoje, a polícia … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital em SP

Confira o que é necessário para tirar a CNH Digital SP

Ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sempre à mão é uma obrigatoriedade para qualquer motorista.

Aliás, ela é usada até em ocasiões nas quais se está fora do veículo: ela está no gripo dos documentos oficiais de identificação com foto.

Mesmo com tanta importância, ainda se encontram pessoas sem a CNH no bolso quando são abordadas por uma autoridade policial.

Em muitos casos, o cidadão tem habilitação e ela não está vencida: ele apenas a esqueceu em casa. Porém, os celulares quase não são esquecidos e é por isso que o Departamento Nacional de Trânsito criou a CNH Digital.

Aprenda aqui como fazê-la em SP.


Por que é importante ter a CNH Digital SP?

A carteira de habilitação de uma pessoa é capaz de fornecer às autoridades policiais muitas informações essenciais, como o histórico desse motorista: quantas multas ele já tem, se ele tem permissão para dirigir ou se a sua CNH está suspensa e muito mais.

Quando um policial aborda um motorista que não poderia estar dirigindo, o veículo é conduzido ao pátio e só pode ser retirado por alguém com a CNH em dia. Dessa forma, evitam-se acidentes de trânsito e outros perigos.

Como fazer CNH Digital em SP


Passo a passo para fazer a CNH Digital SP

Independentemente de o veículo estar emplacado em São Paulo, a primeira parte da requisição da CNH Digital é o Departamento Nacional de Trânsito, chamado de DENATRAN:

  • Procure por “Cadastros”, que está no
Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como fazer CNH Digital em MG

Confira os procedimentos para obter a CNH Digital MG

Com o avanço cada vez maior da tecnologia, é comum que muitos serviços comecem também a funcionar no ambiente digital. Algo que torna tudo muito mais prático, certo?

E isso não é diferente com a Carteira de Motorista. Hoje em dia já é possível até mesmo ter uma CNH digital. É isso mesmo! Já pensou que algum dia seria possível ter um documento dentro do seu celular?

Pois bem, é o que acontece no caso da CNH digital. Em Minas Gerais, essa inovação foi lançada no começo de 2018, de acordo com informações do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran – MG). Sendo assim, desde essa data já é possível emitir a CNH digital em MG.

É válido ressaltar que não é um processo obrigatório, muito pelo contrário. A CNH digital foi lançada mais para facilitar a vida de muitos motoristas. Afinal, muitas pessoas já tiveram problemas por se esquecerem de andar com a Carteira de Motorista impressa no carro, não é mesmo?

Não se esqueça de que essa irregularidade é capaz de trazer vários problemas ao condutor como, por exemplo, três pontos na carteira, uma multa de quase R$ 100, além, é claro, da retenção do veículo até que o documento seja apresentado.

Sendo assim, a CNH digital em MG foi criada exatamente para conseguir evitar ao máximo esse problema. Para saber mais sobre ela e sobre como fazê-la, basta continuar acompanhando este artigo … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Como cadastrar a CNH Digital

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem de se recarregada por todas as pessoas que dirigem e pode ajudar até mesmo quando elas não estão atrás do volante: em muitas ocasiões, o cidadão pode usá-la para se identificar, da mesma forma que faz com o RG.

Entretanto, nem sempre os motoristas estão com esse documento em papel e isso pode causar uma dor de cabeça séria: para diminuir esse tipo de ocorrência, o governo criou a CNH Digital, que é aceita pelos policiais em blitz, por exemplo.

Aprenda aqui como cadastrar a CNH Digital sem dificuldades.


A CNH Digital vale para todas as carteiras?

Não, esse cadastro ainda não serve para todas as carteiras de motorista, mas tende a ser cada vez mais universalizada.

O motivo de ainda haver restrições é que a CNH impressa precisa ter o chamado QR Code para ser “transformada” em uma versão digital.

O QR Code é quase como um código de barras, mas em forma de “desenho”. Ele é único e é por isso que impede “confusões” entre a versão impressa e a digital, sendo inserido na CNH em 2017.

Dessa maneira, apenas os documentos emitidos desse ano em diante podem ter versão digital.

O motorista que faz muita questão de ter a CNH no celular pode fazer a renovação do documento para que ele seja impresso com o QR Code.

Para esse procedimento, ele tem de ir ao Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para orientações, lembrando que é bem provável que isso … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais