Como fazer CNH Digital ES

Veja quais são as exigências para fazer a CNH Digital ES e confira os procedimentos para tirar o documento

Os documentos digitais já são uma realidade e tonam mais difícil que os seus titulares os esqueçam: com eles estão disponíveis no celular e esse é um dos primeiros itens que as pessoas colocam no bolso, é quase uma certeza que o documento em questão também poderá ser acessado, se preciso.

No caso da Carteira Nacional de Habilitação ou CNH, dá para fazer a versão digital sem grandes custos: a não ser que o indivíduo precise de uma segunda via atualizada.

Descubra aqui qual é o processo para fazer uma CNH digital no Estado do Espírito Santo.


Vantagens da CNH Digital ES

Quando um condutor é abordado pela polícia e não tem a CNH para mostrar, ele é multado (a sua habilitação recebe pontos) e o veículo fica apreendido até que outra pessoa habilitada possa vir buscá-lo.

Se demorar dois dias para isso, por exemplo, serão dois dias de aluguel de pátio que o autuado terá de pagar.

Tudo isso se torna um pouco mais difícil quando há a CNH digital: mesmo que o indivíduo não esteja com o documento físico porque o esqueceu, trocou de carteira, etc., ele tende a estar com o celular e poderá mostrar sua habilitação mesmo assim.

A polícia também conseguirá identificar melhor cada condutor que abordar, consultando se existe algum debito, se a pessoa continua habilitada para dirigir, se o seu documento está suspenso ou vencido, etc.

Como se nota, o uso do documento digital evitará diversos problemas tanto para o motorista quanto para as autoridades.

Como fazer CNH Digital ES


Quem pode fazer a CNH Digital ES?

Os únicos modelos de Carteira Nacional de Habilitação que não podem ser transformadas em digitais são aquelas emitidas antes de maio de 2017.

Nesse período, ainda não existia o chamado QR Code e, por isso, não era possível fazer uma identificação virtual completa e segura.

Qualquer CNH que tenha sido feita depois disso é elegível para ser digitalizada.

Há uma forma de conseguir que as carteiras de motoristas mais antigas sejam digitalizadas: basta que o titular peça a sua segunda via.

Apesar de ser um processo caro, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (DETRAN SP) oferecerá um documento com QR Code e isso serve também para quem precisa renovar o documento.


Passo a passo para fazer a CNH Digital ES

O motorista que quer pedir o documento virtual no Espírito Santo deve fazer o seguinte:

  • Acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito, conhecido como DENATRAN;
  • Clicar em “Cadastro”, que se localiza no menu à esquerda;
  • Colocar os dados pedidos pelo órgão;
  • Anotar o código de ativação que o DENATRAN apresentar.

Depois dessa etapa, o motorista deve ir à loja dos aplicativos IOS ou Android e digitar “Carteira Digital de Trânsito”.

O app é de graça e funciona na maior parte dos dispositivos móveis: não apenas em smartphones, mas também em tablets e iPad.

Depois que o download terminar, o motorista tem de abrir esse aplicativo e colocar o código de ativação que ele anotou no site do DENATRAN.

A partir de então, o indivíduo verá a sua carteira de motorista, exatamente igual é na versão impressa.


A CNH impressa está sendo totalmente substituído pela CNH Digital?

É importante salientar que a versão digital é uma opção, ou seja, todos podem continuar com a sua carteira de motorista impressa também.

Aliás, a versão digital não costuma ser aceita como documento de identificação com foto: nesse caso, é mais recomendado mostrar o documento em papel.

Já as autoridades policiais, estando cientes do documento virtual, aceitam-no sem qualquer problema.

Na eventualidade de o policial não aceitá-lo, ele precisará informar ao condutor a razão para que ele procure pelo DETRAN ES ou pelo DENATRAN.

Como fazer CNH Digital ES


É melhor renovar ou pedir segunda via para fazer a CNH Digital?

Como falado, o indivíduo que não tem uma CNH com QR Code pode pedir a atualização desta no DETRAN ES.

Entretanto, alguns condutores ficam confusos a respeito do processo que devem escolher: é melhor fazer a renovação da CNH ou pedir a sua segunda via?

Tudo depende de quanto tempo falta para que o documento expire, além de quanto o cidadão pode gastar: a renovação da carteira de motorista é bem mais cara.

Para começar, a segunda via é a melhor opção quando o documento tem bastante tempo até ser trocado (a validade é de cinco anos). Nesse caso, o valor cobrado pelo DETRAN capixaba é de R$ 188,19.

Já para a renovação do documento, o condutor precisará fazer exame médico e prova, tudo para atestar que ele continua apto a dirigir. O valor da renovação da CNH no ES pode ultrapassar os R$ 380,00.

No caso de o condutor capixaba ter dúvida sobre qual processo escolher para ter a CNH Digital, vale a pena pedir a orientação do DETRAN.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *