Como fazer consulta de placa no Detran PE

Confira como funcionam os procedimentos para realizar a consulta placa Detran PE

Certas informações importantes sobre um veículo podem ser conseguidas por meio da sua placa e é por causa disso que radares e policiais prestam tanta atenção a essa parte dos veículos.

Usando o site do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Recife, os cidadãos podem saber detalhes sobre o cadastro de suas placas, o que ajudará a acompanhar multas e outros problemas.

Saiba já como fazer a consulta de placas no Detran PE de forma gratuita e que tipos de resultado ela pode apresentar.


Por que é importante consultar a placa no Detran PE?

As placas são uma maneira de aquele veículo ser identificado: com ela, a polícia descobre quem é o seu dono, se a compra foi feita de maneira regular, se a documentação está em dia e muito mais.

Todas essas informações também podem ser usadas pelo cidadão a seu favor: na venda do veículo, ele pode usar a consulta de placa para garantir ao comprador que não há problema de documentação e coisas semelhantes.

Destaca-se que todos os veículos têm placa e que a combinação de números e letras não pode ser mudada, mesmo que haja troca de dono.

Por exemplo: um Fusca que tem placa ABT 2930 deve continuar com ela por toda a sua vida útil, já que toda a documentação dele tem por base o emplacamento.

Como fazer consulta de placa no Detran PE


Como fazer consulta de placa no Detran PE?

As consultas são feitas mais frequentemente pelo site do Detran PE.

Clicando aqui, bastará inserir a placa no campo de pesquisa e o Detran pernambucano mostrará se o veículo tem multas pendentes ou se há algum problema com os seus documentos.

Se houver multas, recomenda-se que o proprietário providencie a sia quitação ou que a conteste, se tiver meios de provar que não cometeu infração.

No caso de o motorista, na ocasião, ser outra pessoa que não a proprietária do veículo, deve-se procurá-la para a transferência da pontuação na CNH.

Na eventualidade de a consulta de placa indicar falta de licenciamento, deve-se comparecer ao Detran para pedir segunda via da (s) parcela (s) que falta (m) ou a sua negociação.

O guichês de atendimento do Detran pernambucano também fazem uma espécie de consulta de placa.

O indivíduo que precisar pode pedir informações sobre pendências financeiras e documentais: em caso afirmativo, o atendente do guichê já orientará o cidadão sobre como resolvê-las.

É verdade que fazer essa consulta no posto presencial é muito mais demorado.


Consulta de placas Detran PE após a venda de veículo

Todo veículo possui um dono: sendo assim, uma placa sempre está ligada a uma CNH e sempre que se faz a venda de carros, caminhões, motos e outros, deve-se providenciar a transferência de dono.

Todo o trâmite legal do Detran pernambucano é ensinado aqui, e impedirá vários mal entendidos.

Se a transferência não acontece e o carro é multado, a placa será consultada e a pontuação irá para a CNH de quem está indicado como dono.

Isso deixa ainda mais claro para os motoristas o quanto não fazer a transferência de propriedade pode ser perigoso, sem contar as possíveis implicações criminais, dependendo do uso do veículo.

Sobre isso, cabe lembrar o aplicativo SINESP Cidadão, que serve para que qualquer pessoa confirme se um carro é roubado ou não usando a sua placa; é só acessar a loja de aplicativos e escrever SINESP Cidadão, realizando o download.

Como se percebe, existe diferença entre essa consulta e aquela feita no Detran PE: esta última é para pendências fiscais ou diretamente relacionadas à condução do veículo, enquanto a outra é para identificação de crimes.


Consulta de placa no Detran PE: novas placas Mercosul

O Brasil está implementando um modelo atualizado de placas automotivas: tratam-se das placas Mercosul.

Elas têm um QR Code, o seu padrão de cor é bem diferente do padrão atual e ainda não são exigidas: até agora, quem tem um veículo em Pernambuco não precisa se preocupar com a atualização.

Os proprietários que já estão usando esse tipo de placa podem fazer a consulta desta no Detran PE normalmente.

Como fazer consulta de placa no Detran PE


Onde fazer a consulta de placa Detran PE presencialmente?

Pode-se consultar a placa pessoalmente entre as 7h30 e as 17h30, devendo-se levar o comprovante de propriedade do veículo e os documentos pessoais.

É preciso ir ao Detran PE no caso de ser impossível consultar pelo site: isso é muito raro, mas pode haver algum problema no sistema informatizado que impeça a placa de ser localizada, ou até que indique algum problema equivocadamente.

A unidade para consulta fica localizada na Estrada do Barbalho, número 889, no bairro Jardim Iputinga.

Nessas situações, recomenda-se que a pessoa imprima o resultado da consulta da placa e que o leve ao órgão, podendo enviá-lo (com a explicação do problema) para [email protected].

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *