Como fazer a consulta do IPVA em São Paulo

O Imposto sobre propriedade de Veículos Automotores, popularmente conhecido por IPVA, é um tributo pago anualmente por todos os brasileiros proprietários de veículos.

A definição dessa taxa varia de acordo com o Estado, podendo alcançar de 1% a 6% sobre o valor do veículo na tabela FIPE. Quanto mais antigo é o veículo, menor será a quantia cobrada. Se o seu veículo possui mais de 20 anos, ele fica isento da cobrança.

Além dos tradicionais carro, moto, caminhão, camionete e ônibus, o imposto também é pago por proprietários de quadriciclos e embarcações como jet ski, lancha, iate e até mesmo de aeronaves.

Se um veículo estiver com o IPVA atrasado, o motorista pode ser multado e, a depender de cada caso, ter inclusive o automóvel apreendido, o que pode levar a diversos transtornos e gastos excedentes.

Onde é aplicado o IPVA?

Por ser um imposto alto e obrigatório, muitos proprietários questionam a utilidade do IPVA recolhido pelo Estado de São Paulo. Por outro lado, algumas pessoas acreditam que o tributo é destinado à manutenção das estradas e, em parte, isso é verdade.

Segundo a constituição, 50% do IPVA é devolvido ao município onde o veículo fora registrado, e essa parte acaba, sim, indo para a manutenção das estradas e sistemas de trânsito. A outra metade é investida em infraestrutura no Estado, como manutenção de escolas e hospitais.

Como consultar o IPVA de seu veículo em SP

Por ser um imposto referente à propriedade do veículo, muitas pessoas acreditam que o IPVA é consultado e pago no Detran SP, e acabam procurando informações no lugar errado.

O recolhimento desse imposto, porém, é de responsabilidade da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, e é lá que deve ser quitado.

Felizmente, a consulta e o pagamento do IPVA podem ser realizados totalmente online, com comodidade, através do portal da Secretaria da Fazenda de SP, de forma simples e rápida.

Para consultar o valor do IPVA do seu veículo, siga esse tutorial rápido:

1. Acesse o portal da Secretaria da Fazenda de SP por este link.

2. Na seção “Consulta de Débitos do veículo”, clique em “Consultar”.

3. Na página seguinte, você deverá informar o código RENAVAM do seu veículo, a placa e os caracteres de segurança; ao finalizar, clique em “Consultar”.

4. Após seguir esses passos, você poderá visualizar são somente as cotas do IPVA, mas todos os débitos existentes para o veículo consultado, como multas e Licencimento.

Pagamento do IPVA

O pagamento do IPVA de seu veículo pode ser feiro através de boleto bancário, a ser quitado em qualquer banco, nos caixas eletrônicos ou via Internet Banking. O valor pode ser parcelado em até três vezes, segundo as datas de vencimento para cada grupo de veículos.

Os veículos são separados em grupos de acordo com o último número da placa, sendo de 0 a 9. Para cada grupo, há uma data de vencimento específica correspondente às parcelas do IPVA.

Na página de consulta, logo abaixo do quadro de preenchimento do RENAVAN e da Placa, há tabelas com as datas de vencimento de cada parcela do IPVA segundo o número final da placa.

Opções de pagamento

Além da opção do parcelamento, o pagamento pode também ser realizado à vista e, nesse caso, o motorista terá um desconto de 3% no valor total do tributo.

Como o IPVA é um imposto obrigatório para todos os motoristas, se você já tiver todo o valor disponível, quitar o valor à vista pode oferecer uma vantagem a mais.

Você acabou de conferir as informações sobre a consulta do IPVA em SP. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

One thought to “Como fazer a consulta do IPVA em São Paulo”

  1. tenho debito no meu nome e o veiculo nao esta comigo deu um problema na tranferencia de nome e de estado entra no meu email e mim explica como tem que fazer

Comentários fechados.