Como fazer a CNH Digital no RS

Confira como funciona o processo para fazer CNH Digital RS

A versão eletrônica da sua habilitação, também conhecida como CNH digital, já está disponível em vários estados, sabia disso? Com ela, você nem precisa mais sair com a carteira física de habilitação. Isso mesmo!

Todos os seus dados estarão registrados em um aplicativo no seu celular. No entanto, é claro que é necessário estar com ele! Sendo assim, como fazer a CNH digital no RS? Será que é difícil?

Se essas são as suas dúvidas, então está no lugar certo. Afinal, este artigo vai explicar um passo a passo completo de como fazer a CNH digital no RS.

Preste bastante a atenção e fique longe de uma vez por todas daquele velho problema de esquecer a carta em casa e o policial te parar.

Sua única preocupação, de agora em diante, será deixar o celular com bateria quando estiver dirigindo na cidade ou fazendo alguma viagem.

Mas, isso também não é um problema, certo? Hoje em dia já é possível deixar o celular carregando dentro dos carros. Dessa forma, não há mais desculpas para não saber como fazer a CNH digital no RS.

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o assunto!


CNH digital RS

Em primeiro lugar, é importantíssimo saber se a CNH digital já está disponível no Rio Grande do Sul, não é mesmo? Afinal de contas, cada estado é independente em relação a isso.

Ou seja, pode ser que em São Paulo … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

IPVA 2019 RS

Consulte as informações sobre o IPVA 2019 RS

Todos os registrados no Rio Grande do Sul precisarão, em 2019, pagar pelo Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

As únicas exceções são os barcos e os aviões, ou seja, até as motos que circulam pelo Estado têm a tributação desse imposto.

Entretanto, ele não é exclusivo do Rio Grande do Sul, apesar de a sua alíquota ser particular.

Todo o Brasil cobra esse imposto, que serve para que o Fundo Nacional da Educação Básica tenha mais dinheiro; além dele, o município gaúcho e a UF ficam com 40% cada um.

As consequências quando os proprietários desses veículos não fazem o pagamento do IPVA são bem sérias: além de eles precisarem pagar a correção do valor, pode ser realizada a apreensão até que o imposto seja regularizado.


Consulta IPVA 2019 RS

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (RS) ainda não forneceu aos cidadãos nenhuma alíquota de IPVA referente a 2019 porque o pagamento desse imposto ainda está relativamente longe: sendo somente em janeiro, esse órgão deve divulga-las somente no final de 2018.

Para que os gaúchos já estejam informados com relação a como consultar, será necessário usar o link http://www.detran.rs.gov.br e fornecer o número RENAVAM e a placa.

Uma forma de o DETRAN RS ajudar os cidadãos é fazer uma ilustração de onde está cada numeração no seu documento.

IPVA 2019 RS


Valor IPVA RS 2019

Os valores que o governo do Rio Grande do Sul cobrará em 2019 … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais

Detran-RS Serviços

Os serviços do Detran-RS são divididos em três categorias: Veículos, Habilitação e Infrações. A instituição oferece total respaldo para o cidadão regularizar a situação dos documentos do automóvel, como o IPVA e o licenciamento, e também da Carteira Nacional de Habilitação.

Para atender à população de maneira adequada, o Departamento Estadual de Trânsito gaúcho disponibiliza atendimento em 240 postos CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores) na capital e no interior. Em paralelo, também é possível realizar a consulta de serviços específicos no site do órgão.

Detran RS

Consultas Detran-RS

  • Situação do veículo
  • Tabela de valores de serviços
  • Calendário de Licenciamento
  • Infrações
  • Situação da CNH
  • Pontuação da CNH
  • Extrato do Auto de Infração de Trânsito
  • Consulta de defesas de multas
  • Consulta de recursos de multas

IPVA Detran-RS

O IPVA é uma atribuição frequentemente associado ao Detran, no entanto, essa ligação é equivocada. Na verdade, o órgão responsável por administrar o imposto veicular é a Secretaria da Fazenda do Estado. Tanto que o pagamento é destinado a esta instituição.

Se, por acaso, você quiser consultar a situação do IPVA do seu carro, é no site da Fazenda que você deve fazer a pesquisa. O mesmo ocorre para a visualização do calendário de vencimentos.

Mas, afinal, o Detran tem alguma relação com este tributo? A resposta é: sim. Quando a Secretaria da Fazenda informa que o documento do veículo está com todas as atribuições quitadas, fica a cargo do departamento de trânsito emitir o documento atualizado e entregar ao proprietário, seja pessoalmente ou via … Clique aqui para ler todas as informações

Leia Mais