Detran-RS Serviços

Os serviços do Detran-RS são divididos em três categorias: Veículos, Habilitação e Infrações. A instituição oferece total respaldo para o cidadão regularizar a situação dos documentos do automóvel, como o IPVA e o licenciamento, e também da Carteira Nacional de Habilitação.

Para atender à população de maneira adequada, o Departamento Estadual de Trânsito gaúcho disponibiliza atendimento em 240 postos CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores) na capital e no interior. Em paralelo, também é possível realizar a consulta de serviços específicos no site do órgão.

Detran RS

Consultas Detran-RS

  • Situação do veículo
  • Tabela de valores de serviços
  • Calendário de Licenciamento
  • Infrações
  • Situação da CNH
  • Pontuação da CNH
  • Extrato do Auto de Infração de Trânsito
  • Consulta de defesas de multas
  • Consulta de recursos de multas

IPVA Detran-RS

O IPVA é uma atribuição frequentemente associado ao Detran, no entanto, essa ligação é equivocada. Na verdade, o órgão responsável por administrar o imposto veicular é a Secretaria da Fazenda do Estado. Tanto que o pagamento é destinado a esta instituição.

Se, por acaso, você quiser consultar a situação do IPVA do seu carro, é no site da Fazenda que você deve fazer a pesquisa. O mesmo ocorre para a visualização do calendário de vencimentos.

Mas, afinal, o Detran tem alguma relação com este tributo? A resposta é: sim. Quando a Secretaria da Fazenda informa que o documento do veículo está com todas as atribuições quitadas, fica a cargo do departamento de trânsito emitir o documento atualizado e entregar ao proprietário, seja pessoalmente ou via postal.

Consulta IPVA Detran-RS

Como falamos anteriormente, a consulta do IPVA deve ser feita através da página da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. O Detran não possui competência para oferecer este serviço, uma vez que o sistema que controla a situação do imposto é gerenciado pela SEFAZ.

A consulta é muito simples de ser realizada. Ao acessar este link, basta você informar a placa e o código Renavam do veículo.

Multas Detran-RS

O Detran RS oferece uma seção exclusiva em seu site para tratar somente de assuntos relacionados a autuações. Você pode, por exemplo, consultar valores de multas, acessar o formulário de defesa e recurso de infrações, apresentar o condutor infrator, emitir a guia para fazer o pagamento, entre outras opções.

Consulta de multas por placa Detran-RS

Uma das funções do site do Detran RS mais utilizadas pelos motoristas é a de consulta de multas. A página oferece, através deste link, a possibilidade de verificar a existência de uma ou mais infrações vinculadas ao veículo. A pesquisa é bastante rápida: basta você informar a placa e o Renavam do carro.

Além disso, você também pode verificar o Extrato do Auto de Infração de Trânsito. Essa opção permite visualizar os documentos registrados pelo agente de trânsito ou pelo policial para registrar a multa.

Simulado Detran-RS

Quem vai tirar a Habilitação e está prestes a fazer o exame teórico do Detran, pode acessar o simulador de provas no site da entidade. Este recurso tem o objetivo de mostrar ao futuro motorista as características do teste oficial. No simulado, você pode escolhe entre dois tipos de provas, e tem 60 minutos para responder 30 questões.

Telefone Detran-RS

Atendimento ao público Disque-Detran

  • Ligações gratuitas de dentro do Rio Grande do Sul: 0800 510 3311
  • Ligações de fora do Rio Grande de Sul e de celular: (51) 3288-2000
Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.