Consulta de multas Detran BA

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê diversos tipos de multas e nem sempre elas são conhecidas a fundo pelos motoristas.

Assim, se eles não notarem a presença de um radar eletrônico ou não forem abordados por uma autoridade, ficam sem saber que cometeram uma infração.

É claro que o DETRAN se encarrega de fazer o envio da multa pelos Correios, mas, como qualquer outra correspondência, há a possibilidade de extravio.

É por essa combinação de circunstâncias que várias pessoas têm multas em aberto, inclusive com juros correndo, e não se dão conta.

A consulta de multas DETRAN BA é uma ferramenta imperdível para o motorista e/ou proprietário que quer assegurar que seu veículo não tenha nenhuma pendência com a justiça, o que costuma ficar bem caro para o bolso.

Entenda como funciona e saiba como fazer a consulta de multas na Bahia.

Consulta de multas Detran BA


Consulta de multas DETRAN BA

A consulta de multas DETRAN BA tem a finalidade de impedir que o cidadão tenha o seu veículo apreendido por causa de falta de licenciamento obrigatório.

Isso porque um veículo que tenha multas desconhecidas é barrado no momento de ser licenciado, tornando-o irregular para ser dirigido.

Quando um veículo desse tipo é flagrado sendo conduzido, o motorista é parado e o veículo é enviado para o pátio do DETRAN BA.

Como a estadia dele lá é paga, a cobrança é feita ao seu dono, sem se esquecer de que ele também precisará arcar com o licenciamento pendente e também com a … Clique aqui para ler todas as informações

Como consultar multas no Detran BA

Se você precisa consultar multas Detran BA, acompanhe as orientações do artigo e saiba como fazer a pesquisa das infrações

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran BA) está à disposição em várias cidades do Estado.

O órgão é responsável por instruir os condutores e os proprietários de veículos, além de emitir para eles o licenciamento anual, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e realizar os emplacamentos.

Sobre as informações, uma das que mais devem ser acompanhadas pelos proprietários são as multas, que podem ser auferidas devido aos radares instalados nas ruas e à intervenção das autoridades que estiverem fazendo blitz.

Entenda já como consultar multas no Detran BA e o que essa consulta pode evitar.


Por que é importante consultar multas no Detran BA?

Normalmente, os proprietários acreditam que sabem se existe alguma multa atribuída ao seu veículo, já que eles têm conhecimento se estacionaram em lugar proibido, se ficaram em fila dupla e outras infrações.

No entanto, a história é diferente quando se empresta o carro a outras pessoas.

Na realidade, até quando os proprietários são os únicos usuários do carro, pode haver multas desconhecidas: é possível que eles não notem que passaram por um radar.

Outra razão comum para consultar as multas no Detran BA é o motorista ficar em dúvida se foi multado ou não e não desejar esperar a notificação via Correios.

Como consultar multas no Detran BA


Quais multas podem consultadas no Detran BA?

O Código de Trânsito Brasileiro especifica uma porção de infrações, como:

  • Parar na
Clique aqui para ler todas as informações

IPVA 2020 BA

Consulte o valor IPVA 2020 BA e saiba como fazer o pagamento

Como todos os Estados, a Bahia também faz o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

Cobrado com alíquotas diversas que são determinadas de acordo com cada tipo de veículo, esse imposto pode ter até 10% abatidos, se for pago à vista.

Essa porcentagem de desconto foi concedida pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz) em 2018, mas é possível que seja repetida no imposto de 2019.

Além da Sefaz BA, os cidadãos podem fazer as emissões de parcelas e tirar dúvidas no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN), valendo recordar que ter esse imposto pago é uma condição para realizar o licenciamento anual.

As pessoas que perdem o seu licenciamento porque não pagaram o IPVA ficam impedidos de fazer transações com o veículo, com a possibilidade de apreensão.

Se esta acontece, o proprietário precisa pagar multa de R$ 293,00 e arcar com a diária do pátio no qual o veículo fica enquanto está apreendido.

A carteira de motorista dessa pessoa recebe 7 pontos, pois se trata de infração gravíssima.

Todos esses aspectos demonstram a necessidade de manter o IPVA em dia, sabendo como imprimir novas vias e como consultar valor e calendário, além de pendências.


Tabela valor IPVA 2020 BA

Consulte agora a tabela do IPVA BA com todas as datas atualizadas:

tabela ipva 2020 ba

Para obter desconto de 10% no valor do IPVA BA, o proprietário do veículo deve pagar a cota … Clique aqui para ler todas as informações

Detran-BA Serviços

O Detran-BA é um dos órgãos mais requisitados do Brasil, afinal, o estado está entre os maiores do país. E para conseguir atender toda essa demanda, é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados em diferentes assuntos, todos ligados ao código de trânsito vigente. Isso acaba incluindo tanto a documentação dos veículos, quanto os documentos dos motoristas, como a CNH.

No portal do Detran-BA, você vai encontrar esses serviços divididos em três modalidades específicas, são elas: “Para Motoristas”, “Para o Veículo” e “Serviços Online”, todos estão disponíveis na aba serviços.

E entre todos os serviços oferecidos pelo Detran-BA existem aqueles mais procurados, como, por exemplo:

  • Consulta da CNH;
  • IPVA;
  • Renavam;
  • Resultado de Exame;
  • Simulado Exame;
  • Situação do Veículo;
  • Consulta de pontos na carteira, entre outros.

Detran-BA Consulta CNH

Se o que você deseja é fazer uma consulta da CNH no Detran-BA, é necessário ir até a opção “Serviços” e clicar “Para Motoristas”. Nessa categoria você consegue navegar por todas as opções disponíveis.

É possível saber mais sobre a adição de categoria no documento, alterar os dados cadastrados, solicitar a CNH definitiva, emitir a certidão do condutor, entrar com algum recurso no Detran-BA, renovar o documento e claro, consultar o seu prontuário.

Esse último ponto é um dos que mais gera dúvidas nos motoristas. É sempre bom ressaltar que para cada infração cometida, você acaba sendo punido pelo Detran-BA, e ao atingir o número máximo de infrações, pode ter o direito de dirigir suspenso.

Detran-BA Resultado Exame

Porém se você … Clique aqui para ler todas as informações