Detran-BA Serviços

O Detran-BA é um dos órgãos mais requisitados do Brasil, afinal, o estado está entre os maiores do país. E para conseguir atender toda essa demanda, é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados em diferentes assuntos, todos ligados ao código de trânsito vigente. Isso acaba incluindo tanto a documentação dos veículos, quanto os documentos dos motoristas, como a CNH.

No portal do Detran-BA, você vai encontrar esses serviços divididos em três modalidades específicas, são elas: “Para Motoristas”, “Para o Veículo” e “Serviços Online”, todos estão disponíveis na aba serviços.

E entre todos os serviços oferecidos pelo Detran-BA existem aqueles mais procurados, como, por exemplo:

  • Consulta da CNH;
  • IPVA;
  • Renavam;
  • Resultado de Exame;
  • Simulado Exame;
  • Situação do Veículo;
  • Consulta de pontos na carteira, entre outros.

Detran-BA Consulta CNH

Se o que você deseja é fazer uma consulta da CNH no Detran-BA, é necessário ir até a opção “Serviços” e clicar “Para Motoristas”. Nessa categoria você consegue navegar por todas as opções disponíveis.

É possível saber mais sobre a adição de categoria no documento, alterar os dados cadastrados, solicitar a CNH definitiva, emitir a certidão do condutor, entrar com algum recurso no Detran-BA, renovar o documento e claro, consultar o seu prontuário.

Esse último ponto é um dos que mais gera dúvidas nos motoristas. É sempre bom ressaltar que para cada infração cometida, você acaba sendo punido pelo Detran-BA, e ao atingir o número máximo de infrações, pode ter o direito de dirigir suspenso.

Detran-BA Resultado Exame

Porém se você ainda está no processo de emissão da primeira CNH, com toda certeza a informação que você vai querer acessar é sobre o resultado de exame no Detran-BA, afinal, essa prova é obrigatória.

E foi pensando nessa demanda que o órgão criou um portal totalmente voltado para oferecer serviços online. Nesse novo site, você vai conseguir acessar o resultado de exame no Detran BA sem complicações.

Basta apenas clicar na guia referente ao resultado de exame no portal do Detran-BA, informar o RENACH e também o CPF. O passo seguinte é clicar em “Pesquisar” para que todas as informações sejam apresentadas.

Detran-BA Simulado Exame

Se se você ainda não realizou a prova, mas deseja praticar para se sair bem, o Detran-BA disponibiliza o simulado de exame no portal, sendo que é possível escolher qual a prova você deseja simular.

No caso da 1ª Habilitação, o órgão disponibiliza três tipos de provas com quarenta questões. Já se você estiver renovando a sua Carteira, o número de questões é menor, sendo apenas 30 perguntas.

Detran-BA Renavam

Detran-BA Serviços

O Registro Nacional de Veículos Automotores, ou simplesmente Renavam, é um documento obrigatório utilizado para identificar o veículo, e cabe ao Detran-BA fiscalizar e garantir que todos os motoristas tenham esse documento dentro do estado da Bahia.

Através desse número é possível consultar diversas informações sobre o veículo. Essa consulta pode ser feita tanto no Detran-BA, quanto em outros departamentos de trânsitos, por isso é tão importante que você sempre tenha por perto o número do Renavam quando desejar verificar algo sobre o seu veículo.

Detran-BA IPVA

Um imposto que é obrigatório no país, independentemente do estado em que você esteja, é o IPVA, e isso não é diferente na Bahia. Mas assim como acontece em outras situações, o valor é recolhido pela Secretaria de Fazenda do estado, e não pelo Detran-BA, como muitos pensam.

Cabe à instituição atuar como uma fiscalizadora para que todas as normas e leis sejam respeitadas. Mesmo que você consiga acessar o valor do IPVA e de multas no portal do Detran, é importante saber que o recolhimento não é feito diretamente nesse departamento.

Detran-BA Situação do Veículo

Como mencionado anteriormente, no site do Detran-BA é possível fazer diversas consultas, inclusive sobre a situação do veículo. Para isso é necessário clicar na opção “Para Veículos”, e nessa categoria escolher qual o assunto é o deseja. Você encontra informações sobre:

  • Alienação de veículos;
  • Alterações de características;
  • Alteração dos dados cadastrais do veículo;
  • Baixa de veículo;
  • Licenciamento;
  • Mudança de categoria do veículo;
  • Emplacamento, entre outros.

Endereço do Detran-BA

Se você deseja ir pessoalmente ao Detran-BA, ou esclarecer alguma dúvida mais específica, é importante saber que a sua sede funciona no seguintes endereço:

  • Avenida Antônio Carlos Magalhães, 7744 – Iguatemi, Salvador – BA
  • Telefone: (71) 3535-0888

Você acabou de conferir informações sobre o Detran-BA. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados