Como fazer a CNH Digital no RS

Confira como funciona o processo para fazer CNH Digital RS

A versão eletrônica da sua habilitação, também conhecida como CNH digital, já está disponível em vários estados, sabia disso? Com ela, você nem precisa mais sair com a carteira física de habilitação. Isso mesmo!

Todos os seus dados estarão registrados em um aplicativo no seu celular. No entanto, é claro que é necessário estar com ele! Sendo assim, como fazer a CNH digital no RS? Será que é difícil?

Se essas são as suas dúvidas, então está no lugar certo. Afinal, este artigo vai explicar um passo a passo completo de como fazer a CNH digital no RS.

Preste bastante a atenção e fique longe de uma vez por todas daquele velho problema de esquecer a carta em casa e o policial te parar.

Sua única preocupação, de agora em diante, será deixar o celular com bateria quando estiver dirigindo na cidade ou fazendo alguma viagem.

Mas, isso também não é um problema, certo? Hoje em dia já é possível deixar o celular carregando dentro dos carros. Dessa forma, não há mais desculpas para não saber como fazer a CNH digital no RS.

Continue lendo este artigo e saiba mais sobre o assunto!


CNH digital RS

Em primeiro lugar, é importantíssimo saber se a CNH digital já está disponível no Rio Grande do Sul, não é mesmo? Afinal de contas, cada estado é independente em relação a isso.

Ou seja, pode ser que em São Paulo já esteja valendo, mas que no Pará ainda não. Por isso é importante ficar atento e descobrir essa informação antes de tudo.

Felizmente, desde dezembro de 2017 a CNH digital já está disponível no Rio Grande do Sul.

Atualmente, em torno de 8,8 mil motoristas do estado já aderiram a esse serviço, o qual é muito mais prático.

A CNH Digital RS tem a mesma validade da versão impressa?

A carteira de habilitação digital consegue armazenar realmente todas as informações disponíveis no documento impresso e, além disso, possui o mesmo valor jurídico também.

No entanto, como já falado anteriormente, quem preferir andar somente com a CNH digital é fundamental estar sempre atento à bateria do celular.

Isso porque, uma vez que a mesma esteja descarregada, será considerado que o motorista está dirigindo sem a carta caso uma fiscalização seja feita.

Se isso acontecer, essa pessoa será multada por causa do artigo 232 – dirigir o veículo sem os documentos obrigatórios.

Essa é considerada uma infração leve, com uma multa de quase R$ 100 e três pontos na carteira. Além disso, o veículo também fica retido até que a CNH seja devidamente apresentada.

Sendo assim, o mais recomendado é andar, sempre que possível, tanto com a CNH digital quanto com a impressa. Isso acaba evitando futuras dores de cabeça, certo? Mas, então, como fazer a CNH digital no RS? Confira logo a seguir um passo a passo completo sobre isso.

Como fazer a CNH Digital no RS


Passo a passo de como fazer a CNH digital no RS

Finalmente chegou a hora de ver um passo a passo de como fazer a CNH digital no RS.

Fique bastante atento (a) e não se esqueça de que para utilizar esse serviço é necessário ter a versão impressa da carta emitida depois de maio de 2017, a qual possui um código escaneável em aparelhos eletrônicos, ou seja, um QR Code.

Caso a sua não for uma dessas, é preciso esperar até a próxima renovação, certo? Mas, de qualquer forma, já é importante ver como fazer a CNH digital no RS.

Passo 1: Pegue sua CNH impressa

Como já mencionado, o primeiro passo é verificar a data em que sua CNH impressa foi emitida. Se foi depois de maio de 2017, abra ela e verifique se existe um QR Code presente na parte interna do documento. Se sim, basta ir para o próximo passo.

Passo 2: Baixe o aplicativo

Independente de qual for o seu celular, é possível fazer o download do aplicativo da CNH digital. Afinal, é dentro dele que todas as suas informações ficarão. Sendo assim, se um policial te parar é só abrir o aplicativo e apresentar para ele.

Passo 3: Cadastre-se

Após baixar o aplicativo, chegou a hora de fazer um cadastro no Portal de Serviços do Denatran. Esse cadastro é bastante simples e solicita alguns dados como: CPF, e-mail, nome, data de nascimento e uma senha. É muito simples e rápido de fazer.

Passo 4: Vá até o Detran

Esse pode ser um dos passos que mais dá trabalho, afinal é preciso até um Detran físico da sua cidade. Atenção: precisa ser o mesmo Detran no qual você emitiu a última versão da sua CNH impressa. Para isso, será necessário levar uma cópia da sua carta, além de assinar uma solicitação de cadastro.

Apenas dessa forma eles terão certeza de que o usuário é mesmo você, ou seja, que ninguém está solicitando uma CNH digital em seu nome.

Passo 5: Solicite um código de ativação

Depois que você já possui acesso ao Portal de Serviços do Denatran e já confirmou os seus dados no Detran da sua cidade, é hora de solicitar um código de ativação para a CNH digital, o qual abrirá na página do Denatran ou será enviado por e-mail.

Passo 6: Abra o aplicativo

Como você já terá baixado o aplicativo, basta abri-lo e acessar ele com a senha e o e-mail de acesso ao Portal de Serviços do Denatran e digitar o código de ativação que foi enviado para você.

Passo 7: Crie outra senha

Ainda no primeiro acesso, o aplicativo vai solicitar que você crie uma senha mais simples, com apenas 4 números. Essa senha será solicitada toda vez que você for acessar sua CNH digital. Como a senha que precisa ser criada para o portal do Denatran é um pouco mais difícil, uma vez que precisa ter número e letras, isso é feito para facilitar o processo.

Como fazer a CNH Digital no RS


Faça a sua CNH Digital RS agora

Sendo assim, agora que você já sabe como fazer a CNH digital no RS, que tal ir atrás da sua? É muito fácil de conseguir e é uma garantia de que você não terá problemas se esquecer sua carta impressa em casa algum dia!

Links Patrocinados