Detran-AL Serviços

O Detran-AL é o órgão responsável por fiscalizar o trânsito no estado, bem como a conduta de motoristas. Através de ações educativas, a instituição busca conscientizar também pedestres, sempre com o objetivo de promover um trânsito mais pacifico.

Se você mora em Alagoas e pretende resolver alguma questão ligada ao seu veículo ou a sua carteira de motorista, o Detran Alagoas é o responsável por essas questões. Sendo que você pode acessar o site ou ir pessoalmente a uma das Ciretrans.

Os serviços oferecidos pelo Detran-AL são:

  • Calendário Licenciamento
  • Consulta CRV
  • Habilitação
  • IPVA
  • Consulta de Multas
  • Graves
  • Consulta do histórico de vistoriais
  • Segunda via CRV e CRLV
  • Infrações
  • Primeiro emplacamento
  • Transferência de propriedade
  • Cancelamento de gravame
  • Vistoria
  • Segunda vida da CHN, entre outros.

Detran-AL Calendário Licenciamento

Todo veículo registrado no Brasil precisa ter o documento renovado anualmente, e para os motoristas de Alagoas ficarem em dia com as leis vigentes é obrigatório seguir o calendário de Licenciamento divulgado pelo Detran-AL. A base da escolha dessas datas é o final da placa.

O calendário ajuda você a programar o pagamento das taxas que precisam ser quitadas anualmente, como, por exemplo, DPVAT e IPVA, uma vez que sem isso é impossível realizar esse procedimento.

Detran-AL Consulta CRV

O Certificado de Registro de Veículo é um documento obrigatório. Você precisa ter sempre por perto, uma vez que no caso de passar por algum posto de fiscalização, esse documento poderá ser solicitado.

Feito o pagamento das taxas obrigatórias, o Detran-AL começa o processo de emissão desse documento. Este procedimento pode ser acompanhado através da Consulta do CRV, disponível no site do órgão.

Detran-AL Habilitação

Já se você deseja mais informações sobre a sua CNH, seja a emissão da 1ª Habilitação ou renovação, com certeza a guia “Habilitação” no site do Detran-AL é a que vai mais esclarecer suas dúvidas,. Ela é bem completa, listando todos os procedimentos que precisam ser feitos.

Vale ressaltar que para emitir a habilitação no Detran-AL é obrigatório realizar o pagamento das taxas referentes a esse serviço. E o mesmo vale para a renovação e outros procedimentos ligados à Carteira de Habilitação.

Detran-AL IPVA

Serviços Detran Alagoas

O IPVA é um tributo muito conhecido no país, trata-se do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Obrigatório, ele precisa ser quitado para que o proprietário consiga fazer o licenciamento anual. Mas, apesar de ser bem conhecido, ainda existem dúvidas sobre essa taxa.

A principal delas, e que é motivo de muita discussão, é sobre a gestão desses recursos. Você pode pensar que o Detran é o responsável por arrecadar esse valor, porém, na verdade, a função de gerenciar essa arrecadação é a Secretaria de Fazenda do Estado.

Se você acessar a opção IPVA no site do Detran de Alagoas, você será redirecionado para a página da Secretaria de Fazenda, e lá deve digitar os seus dados para que o boleto possa ser emitido.

Detran-AL Consulta de Multas

Outro ponto muito buscado pelos motoristas é a consulta de multas no Detran-AL, visto que além de ficar registrada para o veículo, você ainda é punido com a perda de pontos na CNH (se for o proprietário). As penalidades das multas variam de acordo com a sua gravidade, e elas podem ser leves, médias, graves ou gravíssimas.

No próprio site do Detran-AL você consegue realizar essa consulta de multas, e ainda imprimir o boleto de pagamento, se desejar. É importante saber que o pagamento desses valores também é um pré-requisito para o licenciamento anual.

Endereço e Telefone Detran-AL

Se você deseja entrar em contato com o Detran-AL, a sede fica localizada no endereço Av. Menino Marcelo, 99 Cidade Universitária, em Maceió. E o telefone para contato é o 0800 082 0194 | 4002 2194.

Você acabou de conferir informações sobre o Detran de Alagoas. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados