Detran DF Serviços

O Detran é um dos órgãos mais importantes do Brasil, uma vez que cabe a ele fiscalizar a conduta de motoristas, os documentos dos veículos, emitir a CNH de novos motoristas, entre outros. E isso é justamente o que faz também o Detran-DF.

Os serviços da instituição acabam sendo muito solicitados, uma vez que o número de habilitados no Distrito Federal tem crescido cada vez mais. E para facilitar a vida dos motoristas, o órgão disponibiliza diversos serviços no seu site, os principais são:

  • Consulta ao DPVAT;
  • IPVA;
  • CNH;
  • Licenciamento;
  • Multas;
  • Vistoria de veículos;
  • Resultados de exames;
  • Emissão de Nada Consta, entre outros.

Os serviços oferecidos no site do Detran-DF estão organizados por categorias. Isso acaba deixando a busca muito mais prática. As seções são “Veículos”, “Condutores” e “Agendamento”.

Detran-DF DPVAT

O DPVAT é um dos serviços mais importantes do Detran-DF, uma vez que o seguro é o responsável por ajudar diversos motoristas que passam por um momento delicado. Se você ainda não sabe ao certo o que significa, trata-se de Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

Ele é pago anualmente pelos condutores, e cabe ao Detran fiscalizar essa questão junto aos motoristas. Uma informação importante é que esse valor é cobrado na primeira parcela do IPVA, ou na cota única, para quem faz o pagamento à vista.

Qualquer pessoa poderá solicitar o DPVAT, porém, além de estar em dia com os pagamentos, é fundamental comprovar alguns requisitos obrigatórios. Para consultar todos os casos em que o valor poderá ser liberado, é preciso acessar o site do Detran-DF.

Detran-DF IPVA

O IPVA é obrigatório para todos os motoristas, e ao contrário do que você pode pensar, o Detran-DF atua apenas como um órgão fiscalizador, ou seja, o recolhimento do valor é feito pela Secretaria da Fazenda.

Apesar de não ser recolhido diretamente pelo departamento de trânsito, você consegue saber quanto será cobrado pelo IPVA no site da instituição, visto que essa taxa tem como base o valor de mercado do veículo.

Assim como acontece em outros estados, para emitir o boleto de pagamento do IPVA é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado. Esse documento não pode ser acessado no portal do Detran.

Detran-DF Habilitação

Mas se você ainda está no processo de obter a sua CNH, com toda certeza a guia que mais interessa é o de habilitação. O Detran-DF oferece diversas informações importantes, e que são bastante úteis.

Vale ressaltar que na guia “Habilitação” dentro do portal oficial do órgão também é possível solicitar a segunda via do documento, a carteira definitiva, solicitar a mudança de categoria, entre outros serviços importantes.

Nessa mesma seção, você ainda pode verificar quantos pontos acumulou, sendo que dentro do próprio Detran-DF, ainda é possível emitir o certificado Nada Consta, obrigatório em diversos casos.

Detran-DF Licenciamento

Os carros que circulam pelo Distrito Federal precisam passar anualmente por um licenciamento, e a regulamentação desse documento fica a cargo do Detran-DF. Para você conseguir fazer o licenciamento do seu veículo é obrigatório pagar uma taxa, que é cobrada juntamente com o IPVA.

Há casos em que, para ficar em dia com o licenciamento, o carro precisa passar por uma vistoria feita pelo Detran. O agendamento para este serviço deve ser feito diretamente no site da instituição. Sem essa marcação prévia, você provavelmente não conseguirá ser atendido (a).

Detran-DF Multas

Detran-DF Serviços

Assim como acontece em outros estados, você pode consultar as suas multas diretamente no site do Detran-DF. Basta apenas informar alguns dados obrigatórios.

Na aba “Multas”, além de fazer essa consulta, você ainda consegue entrar com uma defesa prévia (se considerar a cobrança irregular), emitir a segunda via, parcelar o valor e ainda acompanhar processos.

Detran-DF Vistoria de Veículos

Como mencionado anteriormente, existem casos que, para conseguir deixar o seu veículo em dia, é necessário passar por uma vistoria do Detran-DF. Esse serviço precisa ser agendado diretamente no portal da instituição.

Durante a vistoria, são analisados diversos fatores essenciais para manter o bom funcionamento do carro, como luzes, pneus, estepe, macaco, triângulo, buzina, entre outros.

Telefones do Detran DF

Se você deseja tirar dúvidas mais específicas, basta entrar em contato com o Detran DF através do telefone (61) 3120-9800, ou comparecer pessoalmente no endereço SAM, Lote “A” Bloco “B” Ed. Sede Detran/DF.

Você acabou de conferir informações sobre o Detran-DF. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados