Detran-SC Serviços

O Detran-SC é o órgão responsável por fiscalizar e ao mesmo tempo regulamentar tudo o que diz respeito aos veículos e também aos motoristas do estado de Santa Catarina.

E para suprir toda a demanda da população, a instituição oferece uma série de recursos que ajudam a facilitar o dia a dia dos contribuintes. Se você deseja saber mais sobre multas, ou até mesmo consultar pendências na sua CNH, a melhor maneira é entrar em contato com o departamento de trânsito catarinense.

Entre os principais serviços do Detran-SC podemos destacar:

  • Assuntos relacionados aos veículos do estado como DPVAT, Licenciamento, etc.;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Consulta às Multas;
  • Confecção de placas;
  • Consultas às Multas estrangeiras, entre outros.

Detran-SC Consulta de Multas

As multas estão entre os serviços mais procurados no Detran-SC, pois elas acabam interferindo diretamente no prontuário da CNH. Se você está entre as pessoas de Santa Catarina que desejam saber mais detalhes sobre infrações, saiba que no site do órgão é possível obter todas essas informações.

O processo é muito simples. Na página inicial do site oficial do Detran-SC, basta digitar o número da placa e RENAVAM nos campos correspondentes. Na página seguinte serão apresentadas todas os dados referentes às infrações.

Detran-SC Placas

O emplacamento dos veículos é obrigatório em todo o território brasileiro, e isso inclui o estado de Santa Catarina. Se você deseja realizar esse serviço no seu veículo, é necessário procurar o Detran-SC para fazer todo o procedimento.

O primeiro passo é pagar a taxa de emplacamento. O boleto poderá ser emitido diretamente no site do Detran-SC. Deito esse pagamento, é preciso fazer o agendamento do serviço em um dos postos autorizados. A reserva da data pode ser feita no próprio site do órgão, pelo telefone ou pessoalmente.

Detran-SC IPVA

Apesar de muitos ligarem o IPVA ao Departamento de Trânsito, o Detran-SC não é o órgão responsável por fazer esse recolhimento. Ou seja, se você deseja realizar o pagamento desse imposto, é necessário acessar o site da Secretaria de Fazenda do estado e imprimir o boleto. O pagamento pode ser feito em um dos bancos autorizados.

Uma informação importante é que outros tributos também precisam ser quitados junto com o IPVA para que você consiga transitar sem problemas, tais como o DPVAT e o Licenciamento Anual. Portanto, é essencial fazer essa consulta.

Detran-SC Licenciamento

Detran-SC Serviços

O Licenciamento também está entre os serviços oferecidos pelo Detran-SC, sendo que ele é obrigatório para manter o seu carro em dia com as leis de trânsito. O procedimento é bem simples.

A taxa de licenciamento é paga em uma guia diferente daquela usada no IPVA, e ao contrário do que acontece no primeiro caso, é necessário que você compareça ao Detran-SC para dar entrada no processo, que também poderá ser feito por um profissional qualificado.

Somente após esse processo você conseguirá ter acesso às guias de pagamento. Portanto, se você ou alguém que você conheça, estiver precisando realizar esse serviço, é importante já consultar os documentos e se encaminhar ao Detran.

Detran-SC 2ª Via da CNH

2ª Via da CNH Detran SC

Diariamente, dezenas de pessoas dão início ao processo de emissão da 2ª via da CNH, e no Detran-SC isso não é diferente. Se você deseja solicitar, a sua é importante ficar atento (a) aos procedimentos obrigatórios.

É necessário apresentar cópia e original da identidade, CPF e comprovante de residência em uma das unidades da CIRETRAN de Santa Catarina. Feito isso, serão emitidas as guias de pagamento.

SE você perdeu a sua CNH, ou foi roubado, é muito importante fazer um boletim de ocorrência pela internet no site da Polícia Civil. Dessa maneira, o Detran-SC impedirá que terceiros façam uso do seu documento.

Detran-SC Resultado da Prova

Outro serviço oferecido pelo Detran-SC é o resultado da prova feita pelos candidatos que desejam tirar a sua carteira de motorista. Vale ressaltar que o procedimento é feito em duas etapas: prova teórica e outra prática. No primeiro caso, as informações ficam disponíveis no site oficial.

Detran-SC Troca de Permissão para CNH Definitiva

Se você ainda está com a CNH provisória é importante ressaltar a necessidade de fazer a troca pela definitiva, e esse procedimento também é feito junto ao Detran-SC.

Para garantir essa permissão definitiva junto ao órgão, é importante que você não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.

Se cumprir esse requisito, basta se dirigir a uma das unidades da Detran munido (a) da CNH vencida, juntamente com um comprovante de residência. Nesse momento serão geradas as taxas devidas; feito o pagamento, basta retornar ao endereço e dar continuidade ao processo.

Endereço Detran-SC

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina – DETRAN/SC, está localizado na Rua Ursulina de Senna Castro, 226 – Estreito, Florianópolis, SC. Telefone (48) 3381 2100.

O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Você acabou de conferir as informações sobre o Detran-SC. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos. E se você ficou com alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.

Links Patrocinados