Você já se deparou com aquele condutor que perturba a todos no *trânsito* por querer se mostrar mais esperto ou por não respeitar a direção defensiva? Ele pode ser um dos indivíduos que adota *essa postura que pode resultar em penalidades.* Veja mais detalhes!
Comportamento no trânsito sujeito a multas
Os motoristas brasileiros que circulam diariamente pelo país adotam atitudes no *trânsito* que nem sempre são ideais e podem resultar em penalidades.
É o caso de *quem segue muito próximo* ao veículo da frente, independentemente do tipo de via em que esteja dirigindo.
Além de causar total insegurança ao condutor à frente e aumentar o risco de acidentes, *essa prática pode acarretar punições como multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação* (CNH).
O que diz a legislação
Segundo o *Artigo 192 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)*, é considerada uma infração grave:
‘’Deixar de manter distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, levando em consideração, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo’’.
Portanto, é ilegal esse comportamento no *trânsito* e quem for flagrado agindo assim está sujeito a *multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.*
Fiscalização desafiadora de ser aplicada
Ao descobrir sobre essa infração de *trânsito*, a primeira pergunta que provavelmente surge é:
‘’Se estamos tratando de uma violação de *trânsito*, *por que tantos condutores ainda a praticam?*’’
A resposta é: *a fiscalização não é tão rigorosa* para esse tipo de comportamento no *trânsito*, ao contrário do que ocorre em excessos de velocidade, falta do uso do cinto de segurança, uso de celular ao volante, entre outros.
Na realidade, *é desafiador até mesmo comprovar uma situação* de motoristas seguindo de perto veículos à frente devido *à ausência de parâmetros* na legislação de trânsito.
Portanto, embora os agentes de trânsito estejam atentos à movimentação nas vias do país, *é pouco provável que alguém seja multado por isso.*
Quais são as condutas adequadas no trânsito?
As atitudes mais relevantes no *trânsito* estão relacionadas à *direção defensiva.*
Práticas como: *manter distância segura, verificar os componentes do seu veículo e respeitar as sinalizações*, são essenciais para um trânsito mais seguro.
Mantenha a distância!
Além de ser passível de multa (mesmo que seja difícil de fiscalizar), *seguir muito próximo* de outros veículos é extremamente perigoso.
A principal preocupação reside na insegurança que o condutor transmite aos demais usuários da via, aumentando o risco de acidentes, inclusive graves.
Outro ponto a ser considerado são os possíveis danos financeiros que *o condutor que colide por trás* de outro veículo pode enfrentar, pois lembre-se, quem bate na traseira, *dificilmente consegue provar inocência*, principalmente quando não mantém uma distância adequada.