Consulta, calendário e preço da alíquota do IPVA AP 2025.

Os proprietários de veículos residentes no Amapá devem se preparar para efetuar o pagamento do IPVA AP 2025 em breve. Para auxiliar aqueles que desejam manter a regularidade, o DetranBR.org compilou as informações essenciais para realizar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Confira abaixo!

IPVA AP 2025

A cada ano, é responsabilidade de todo proprietário de veículo arcar com o devido pagamento do IPVA. Isso se deve ao fato de que a falta de pagamento do imposto impede a emissão do CRLV. Portanto, sem o CRLV, o motorista está sujeito a uma multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e até mesmo a retenção do automóvel. Até o momento, a Secretaria da Fazenda do Amapá ainda não divulgou informações específicas referentes ao imposto de 2025. No entanto, é possível utilizar as informações de 2024 como referência, uma vez que não há grandes diferenças.

Em 2024, por exemplo, a opção de pagamento em cota única teve o prazo máximo até 15 de março, garantindo um desconto de 20% aos condutores.

Calendário IPVA AP 2025

Cota Única ou 1ª cota e Licenciamento: 15 de março
2ª Cota: 15 de abril
3ª Cota: 16 de maio
4ª Cota: 15 de junho
5ª Cota: 15 de julho
6ª Cota: 15 de agosto

É importante ressaltar que as datas mencionadas referem-se ao ano de 2024, podendo ser semelhantes em 2025.

Isenção do IPVA do Amapá

Pessoas com deficiência (PcDs), profissionais remunerados no trânsito e vítimas de furto, roubo ou sinistro estão isentos do pagamento do IPVA, desde que a Secretaria de Estado da Fazenda valide a documentação que comprove a condição do condutor. Além disso, veículos com mais de 10 anos de fabricação também estão isentos do imposto.

Alíquotas

As alíquotas são calculadas com base no valor venal dos veículos, conforme a Tabela Fipe. Veja:

– 3% – Automóveis de passeio, caminhonetes, embarcações recreativas ou esportivas, motos aquáticas e aeronaves não destinadas à atividade comercial;
– 1,5% – Motocicletas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos;
– 1,5% – Caminhões, ônibus e micro-ônibus.

Por fim, o pagamento deve ser realizado diretamente em contato com a Secretaria de Estado da Fazenda do Amapá.

Observação: Todas as datas, valores e alíquotas mencionadas são referentes ao IPVA AM de 2024. Portanto, é necessário aguardar a divulgação das informações oficiais de 2025 pela Sefaz para mantê-las atualizadas. Não deixe de verificar!

Links Patrocinados