IPVA CE 2025: verificação, valor da alíquota e programação de datas

O estado do Ceará já se prepara para o pagamento do IPVA CE 2025, que está próximo. Para auxiliar aqueles que buscam regularizar a situação, o DetranBR.org reuniu informações essenciais sobre o imposto do próximo ano. Continue conosco para ficar por dentro!

IPVA CE 2025

É fundamental ressaltar que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório para todos os proprietários de veículos. O não pagamento do imposto impede a emissão do CRLV, sujeitando o condutor a multa de R$ 293,47, 7 pontos na CNH e apreensão do veículo. A Secretaria da Fazenda do Ceará geralmente divulga, no final de cada ano, todos os detalhes relacionados ao pagamento do próximo ano. Embora ainda não haja informações sobre o IPVA de 2025, podemos tomar como base o de 2024.

Em 2024, o prazo para a cota única foi até 31 de janeiro, com descontos de 5%. Os participantes do Programa Sua Nota Tem Valor puderam acumular mais 5% de desconto.

Calendário IPVA CE 2025

– Cota única – 31 de janeiro
– 1ª parcela – 8 de fevereiro
– 2ª parcela – 8 de março
– 3ª parcela – 8 de abril
– 4ª parcela – 8 de maio
– 5ª parcela – 10 de junho

É importante destacar que as datas mencionadas são referentes ao pagamento de 2024, sendo similares para o próximo ano.

 

Isenção do IPVA do Ceará 2025

Geralmente, o governo local concede isenção para Pessoas com Deficiência, proprietários de máquinas agrícolas, taxistas, ônibus de transporte urbano, entre outros. Além disso, veículos com mais de 15 anos de fabricação também são isentos do imposto. As alíquotas variam de acordo com o tipo de veículo, com base no valor venal encontrado na Tabela Fipe.

Por fim, para efetuar o pagamento, acesse o site da Secretaria da Fazenda do Ceará. Obs: Todas as informações referentes ao IPVA CE 2025 são baseadas no IPVA de 2024. Fique atento às atualizações da Sefaz para informações em tempo real. Não perca!

Links Patrocinados