O IPVA 2024 RR representa a taxa anual aplicada aos veículos em circulação no estado de Roraima. Mesmo com possíveis isenções, a regularização do IPVA é fundamental para o licenciamento anual obrigatório. Portanto, é importante acompanhar o calendário, os valores e as opções de pagamento do IPVA 2024 RR.
Calendário de pagamento do IPVA RR 2024
O cronograma de pagamento do IPVA RR já foi anunciado pelo Detran e seguirá as seguintes datas:
Calendário IPVA RR 2024
– Final de Placa
– 1ª Cota de Pagamento: 31/01
– 2ª Cota de Pagamento: 29/02
– 3ª Cota de Pagamento: 28/03
Como verificar o boleto do IPVA 2024 RR?
Para acessar o boleto bancário de pagamento do IPVA, o proprietário deve acessar o site da SEFAZ do RR e realizar o processo de regularização do imposto de forma online. É necessário inserir os números de placa e Renavam, além de possuir os documentos de CPF e registro do veículo. O pagamento do imposto deve ser efetuado nas instituições bancárias autorizadas.
Qual é o valor do IPVA RR em 2024?
O valor do IPVA é calculado com base em uma alíquota do valor venal do veículo em 2024, correspondente a uma porcentagem do valor do veículo segundo a tabela FIPE do ano em questão. O Detran-RR estabelece as seguintes alíquotas de acordo com o tipo de veículo:
– 3% para carros;
– 2% para motos e caminhonetes.
Por exemplo, um carro de 50 mil reais terá o imposto calculado da seguinte forma: 50.000 x 0,03 = 1.500. Para uma moto de 50 mil reais, o cálculo seria: 50.000 x 0,02 = 1.000. O valor do imposto varia de acordo com o tipo de veículo e o valor venal, sendo disponibilizado o boleto online com o valor já definido.
Desconto e formas de pagamento
O Detran-RR oferece pagamento à vista ou parcelado em 3 vezes, sem desconto para pagamento à vista. O prazo para pagamento se estende até o final do ano para algumas placas, não exigindo adiantamento.
Quem tem direito a isenção do IPVA 2024 RR?
O Detran de Roraima isenta veículos com mais de 10 anos de fabricação do pagamento do imposto. Veículos fabricados até 2013 já estão isentos.
Além disso, pessoas com deficiência ou necessidades especiais, devidamente registradas, e veículos específicos, como transportes e veículos oficiais, podem solicitar a isenção do IPVA.