IPVA 2019 RJ

Consulte as informações sobre o IPVA 2019 RJ e saiba qual será o valor do imposto

Todos os cariocas sabem que o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) será cobrado no começo do ano.

Contudo, tão regular quanto a cobrança deste é a existência de dúvidas por parte dos proprietários: quanto será o imposto? Onde consultar se existem débitos?

Os esclarecimentos a respeito do IPVA 2019 RJ estão detalhados neste artigo.


IPVA 2019 RJ Bradesco

O IPVA de 2019, no Rio de Janeiro, deverá ser pago pelos proprietários do mesmo modo que foi em 2018: por meio de um boleto do banco Bradesco.

Acessando https://www.ib7.bradesco.com.br/ibpfdetranrj/debitoVeiculoRJLoader.do, os cariocas têm de escrever o código captcha que o banco dá e depois colocar o seu número de RENAVAM, que pode ser lido no documento de licenciamento do veículo.

O site do banco menciona que só podem ser emitidas as primeiras, segundas e terceiras parcelas, bem como o pagamento único.

Se o proprietário atrasar esse IPVA, precisará pagá-lo obrigatoriamente no dia em que o boleto for impresso. Quando isso não for feito, a pessoa precisará ir de novo ao site do Bradesco e fazer outro boleto.

IPVA 2019 RJ


Valor do IPVA 2019

Será preciso que o contribuinte saiba o ano do seu automóvel e o seu modelo, cabendo lembrar que não importa o ano em que ele foi comprado e sim quando ele foi fabricado: uma pessoa que comprou um veículo de 2008 no ano de 2017 vai calcular o IPVA de acordo com a fabricação.

Na realidade, nenhum carioca precisa realizar por si mesmo o cálculo do IPVA de 2019: o site do DETRAN realiza essa conta e o boleto que o Bradesco emite já contém o imposto corretamente.

Porém, é recomendado pedir ao vendedor da concessionária uma perspectiva: é verdade que as alíquotas podem ser mudadas, mas é interessante pedir que ele diga qual é o valor do IPVA com o qual ele arcaria naquele ano, por exemplo.


Consulta IPVA 2019

Existem diversas formas de os proprietários de veículos do Rio de Janeiro consultarem o IPVA, como a página http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=1412 ou o link do Bradesco. Contudo, a alíquota de 2019, como falado, ainda não foi liberada pelo DETRAN de nenhum Estado, devendo-se acompanhar o seu site.


Tabela IPVA 2019 RJ

É com a tabela do IPVA que os proprietários de veículos registrados no Rio de Janeiro ficam sabendo quando têm de pagar as parcelas do imposto.

Contudo, não há tabela pronta para 2019 ainda: o órgão tende a liberá-la apenas depois do mês de novembro ou até mesmo em janeiro.

A tabela de 2018 está em http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=6068 e este link tende a servir para que se veja o IPVA de 2019 também.

Por isso, deve-se abrir esse link depois de novembro e fazer a atualização dele com o F5 para saber se a tabela deste ano já foi substituída.


IPVA 2018 RJ

No ano de 2018, a tabela do link acima trouxe os valores para parcela única e para parcelamento em três meses. Há todos os números finais das placas e, nos campos seguintes, os dias: os pagamentos do imposto em questão começaram em 22 de janeiro de 2018 e foram até 9 de abril de 2018.

É verdade que o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro dificilmente mudará de modo radical essas datas, ou seja, o IPVA de 2019, quase com certeza, precisará ser pago nesse mesmo período.


Valor IPVA 2018 RJ

O custo do IPVA de 2018, no Rio de Janeiro, seguiu algumas porcentagens que o governo estadual anunciou previamente no seu Diário Oficial.

Era preciso multiplicar a porcentagem em questão pelo preço pago pelo veículo e um exemplo interessante é o dos veículos Flex, para os quais a porcentagem era de 4%.

Caso os cidadãos não conseguissem visualizar o Diário Oficial com todos os valores ou tivessem dúvidas sobre alíquotas, poderiam solicitar ajuda ao DETRAN da cidade.


IPVA DETRAN RJ

O site do Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro é http://www.detran.rj.gov.br/ e ele tem guias de recolhimento e informações para o Estado inteiro.

No quadrado “Veículos”, uma das opções é “IPVA – Orientações” e os proprietários acham ali os procedimentos para esse imposto.

Na página, os cariocas têm um link para o Bradesco e, com isso, podem pedir outras vias do IPVA.

Um pouco à direita, encontra-se o quadrado “Localização de Unidades”, com o qual se pesquisa o endereço de cada posto municipal do DETRAN RJ.

IPVA 2019 RJ


DETRAN RJ IPVA 2017 valor a pagar

Nota-se que o DETRAN carioca não realizou tantas mudanças nos valores desse imposto desde 2017: era cobrado 3% no caso de o veículo ser movido a apenas à eletricidade, a álcool ou a gás e os caminhões tinham alíquota de 1,5%. Para os veículos que tinham cabine dupla, o valor era de 4% e as outras porcentagens cobradas em 2017 podem ser vistas no Diário Oficial daquele ano.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *