IPVA 2019 SC

Saiba como funciona o cálculo do tributo e consulte o valor do IPVA 2019 SC

Os cidadãos de Santa Catarina já estão aguardando as informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2019.

Esse é um imposto conhecido e que é cobrado de todas as pessoas que têm um veículo em seu nome, seja ele para trabalho ou para locomoção pessoal, não importando o seu ano e outras características.


Valor IPVA 2019 SC

O recolhimento do valor do IPVA é uma das maiores fontes que cada Estado tem para reformar as suas estradas, adicionar a elas segurança e até para utilizar em outros campos. Além do Estado, esse imposto também é repassado ao município e à União.

Deixar o IPVA sem pagamento traz problemas bastante desagradáveis para o proprietário do veículo: uma delas é a sua apreensão.

Dessa maneira, é indispensável que os cidadãos de Santa Catarina comecem seu planejamento financeiro para conseguirem quitar esse imposto no começo de 2019, tendo a chance de fazer isso em várias parcelas ou em um pagamento só, o que costuma ser incentivado pelo Governo por meio de desconto.

IPVA 2019 SC


Detran SC IPVA

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Santa Catarina está preparado para dar aos proprietários de veículos todas as orientações sobre o pagamento do IPVA de 2019.

Esse é o órgão que assume a maior parte dos assuntos relacionados a veículos automotores, tanto a sua regularização quanto habilitação dos motoristas.

Além do Detran SC, os cidadãos podem contar com a Secretaria da Fazenda desse Estado. Essa instituição costuma mostrar quando o proprietário está com o IPVA atrasado e oferecer parcelamentos.

Numerosas outras informações podem ser obtidas com o Detran catarinense, como taxas do imposto e de outros serviços, leilões de veículos apreendidos, CCLADE, convênios de trânsito, habilitação, formulários, educação de trânsito, dados sobre multas e infrações e muito mais.

É necessário destacar que os veículos que são usados para táxi, para Uber, para carretos e todas as funções profissionais têm de estar na categoria correta e com o imposto referente pago.

Essa observação é baseada na diferença de alíquota de IPVA: aqueles que são para fins profissionais têm certa quantia de imposto, enquanto que os veículos de passeio têm outra.

Além da função deles (profissional ou não, outro fator que decide o valor do IPVA é o preço do veículo: a alíquota sempre incide sobre o quanto o comprador pagou. Se é um caminhão que tem 2,5% de IPVA e que custou R$ 70.000,00, por exemplo, o cálculo trará como imposto R$ 1.750,00.


Consulta chassi SC IPVA

A consulta de chassi é uma das formas de saber se há imposto atrasado ou não.

O chassi é uma identificação única do veículo, quase como um RG: colocando essa informação na página do Detran SC, pode-se conferir se todos os IPVA foram pagos ou quanto o proprietário está devendo.

Para essa consulta, a pessoa acessa http://www.detran.sc.gov.br/informacoes/veiculos e coloca o Renavam e a placa do veículo.

Esse tipo de consulta precisa ser feito sempre pelo proprietário, ainda que ele acredite que tudo está regular: é dessa maneira que ele descobrirá se existe alguma fraude, como chassi clonado, e ficará atento à compensação do imposto por parte do Governo de Santa Catarina.

É aconselhado que quem está comprando um veículo usado também realize a consulta do chassi. Com isso, será possível confirmar que os dados fornecidos pelo vendedor a respeito da sua regularização são verdade.


Consulta do Renavam pelo chassi SC

O Renavam é o Registro Nacional de Veículos Automotores, tratando-se de outra identificação do veículo.

Esse documento é fundamental para que o catarinense consulte qualquer coisa com relação ao seu veículo: tanto a Secretaria da Fazenda quanto o Detran pedem ao proprietário o Renavam e também o chassi para dar informações sobre multas, sobre licenciamento, sobre IPVA e outros.

No link indicado acima, o cidadão também poderá consultar usando o Renavam: aliás, serão obrigatórios os dois dados.

Nesse acesso, os catarinenses poderão ver qual é o valor do seu IPVA para 2019, com a ressalva de que ele costuma ser disponibilizado no mês de dezembro.

IPVA 2019 SC


Consulta grátis Detran SC

Com o link já dado, o cidadão de Santa Catarina poderá consultar o valor do IPVA 2019 de graça. Se não for possível que ele acesse o site do Detran, dá para ir pessoalmente ao órgão e fazer essa consulta, desde que se leve o Renavam e o chassi do veículo.

O telefone da sede do Detran catarinense é (48) 3664 1800 e seu endereço é a Rua Ursulina de Senna Castro, número 226, em Estreita Florianópolis.

Cabe dizer que esse órgão tem diversos postos de atendimento pelo Estado e que as pessoas podem ver o endereço deles pelo site ou usando o telefone de contato. Sem o IPVA pago, os catarinenses não poderão fazer seu licenciamento e a consequência é a possível apreensão do veículo.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *