Passo a passo da transferência de veículo por meio de aplicativo

Mudar o nome do veículo pode ser uma tarefa complicada para muitas pessoas, mas com o novo serviço de *transferência de veículo por meio de aplicativo*, essa realidade está prestes a mudar. Vejamos como funciona.

Transferência de veículo via app

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo anunciou recentemente um novo serviço de *transferência de veículo através de aplicativo*. Esse sistema tem como objetivo simplificar a vida dos cidadãos, oferecendo a possibilidade de *alteração de propriedade de veículos em questão de minutos* por meio de um *aplicativo*.

A *TDV – Transferência Digital de Veículos* é uma *nova funcionalidade do aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR*, desenvolvido pela Prodesp, uma empresa de tecnologia da informação que presta serviços para o Governo do Estado de São Paulo. Usuários de smartphones, tanto com sistema operacional Android quanto IOS, podem acessar esse serviço.

São Paulo será o *primeiro estado do Brasil* a disponibilizar a transferência de veículos de forma totalmente eletrônica.

Processo eficiente e seguro

De acordo com o Detran-SP, o serviço de transferência via aplicativo tornará esse *processo mais eficiente e seguro*. Já está *disponível* no aplicativo do Poupatempo, destacado na *página inicial* logo após o acesso através do cadastro no Gov.Br. Ao selecionar o serviço, o usuário deve informar se está comprando ou vendendo um veículo e preencher os dados sobre o automóvel. Para concluir a operação de compra ou venda, o veículo em negociação deve estar em situação regular, sem débitos de IPVA, multas ou licenciamento em aberto, por exemplo.

Etapas da transferência pelo aplicativo

A Transferência Digital de Veículos ocorrerá em *três etapas*, sendo a *primeira* direcionada para negociações entre *pessoas físicas e veículos fabricados após 2021*. Na segunda fase, serão incluídos vendedores *pessoas jurídicas*, e na terceira fase, haverá a desmaterialização, permitindo que proprietários de veículos fabricados antes de 2021, com o CRV “verde”, convertam previamente os documentos para o formato eletrônico nos cartórios e concluam a transferência.

Confira também: Compra e venda de veículos: valores da transferência de propriedade.

Passo a passo da nova transferência digital

– Baixar o aplicativo do Poupatempo (comprador e vendedor)
– Verificar se o veículo em negociação possui CRVe digital a partir de 2021
– Certificar-se de que o proprietário realizou a vistoria do veículo há no máximo 60 dias
– Acessar no aplicativo a aba “Transferir Propriedade de Veículo”
– Proceder para “CRVe Digital” e em seguida “Atestado de inspeção veicular em empresa credenciada”
– Confirmar a assinatura eletrônica automática
– Finalizar a solicitação clicando em “Registro de intenção de venda/compra do veículo realizado pelo comprador e vendedor”

Segundo o Detran-SP, nessa primeira fase, espera-se facilitar *até 70 mil transferências mensais de veículos em todo o Estado de São Paulo*. Com as *fases subsequentes*, o órgão prevê *500 mil transações mensais*.

 

Links Patrocinados