Licenciamento RS 2025: informações sobre valor e prazo de pagamento.

Os residentes gaúchos devem se preparar para o pagamento do Licenciamento RS 2025, um procedimento anual que envolve a emissão do CRLV, essencial para garantir a legalidade do veículo de acordo com as normas locais.

Licenciamento RS 2025

O Licenciamento refere-se à atualização anual do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital. É fundamental para a circulação do veículo e deve ser pago por todos os condutores residentes no estado, com uma taxa que varia, mas é uniforme para todos.

Em 2024, o valor do CRLV no Rio Grande do Sul foi de R$ 94,10, sendo geralmente estável de um ano para o outro.

Consequências da falta de pagamento do CRLV:

– Infração gravíssima
– Multa de R$ 293,47
– 7 pontos na CNH
– Possibilidade de retenção do veículo

Calendário Licenciamento RS 2025

A calendarização oficial para o CRLV de 2025 no Rio Grande do Sul ainda não foi divulgada, mas pode-se usar as datas de 2024 como referência, que variam de acordo com o número final da placa do veículo.

Como efetuar o pagamento do CRLV

É necessário verificar a situação do veículo no site do Detran-RS antes de regularizar quaisquer débitos e escolher a forma de pagamento desejada. Além disso, a emissão do CRLV digital só é possível se o IPVA estiver em dia, com a opção de emitir o documento através do site oficial do Detran ou do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito.

Links Patrocinados