Saiba como fazer o primeiro emplacamento do carro de forma online

Agora, o *processo para requerer o primeiro emplacamento do veículo pode ser realizado de maneira online no estado de Mato Grosso do Sul*, graças a uma inovação tecnológica introduzida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Com essa novidade, a obtenção de documentos como o *CRLV – Licenciamento* e a *Autorização para Estampagem de placa* também se torna mais acessível.

Siga o DetranBR.org e aprofunde-se nesse assunto!

Qual a relevância do primeiro emplacamento do veículo?

A identificação de um automóvel é realizada através da placa do carro. Através dela, é viável obter informações como:

– O ano de fabricação
– A origem do veículo
– O proprietário do automóvel
– Entre outros detalhes

Portanto, o emplacamento é fundamental para qualquer veículo, já que por meio da placa é possível verificar informações relacionadas à documentação do carro e muito mais. Assim, quando um veículo sai da concessionária, uma das primeiras etapas é iniciar o processo para realizar o primeiro emplacamento. Isso porque o veículo só está autorizado a circular após estar devidamente emplacado.

Como solicitar o primeiro emplacamento pela internet?

Recentemente, o Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso do Sul introduziu o serviço de primeiro emplacamento totalmente online. Com o intuito de simplificar a burocracia e reduzir o tempo de espera, essa funcionalidade fica disponível para todos os motoristas locais. Para realizar o procedimento necessário, basta:

1. Acessar o portal de serviços do Detran
2. Confirmar o pré-cadastro
3. Inserir as informações do proprietário
4. Validar o protocolo
5. Gerar a guia
6. Concluir o processo após anexar os documentos necessários

Para a opção de nova solicitação, é essencial ter em mãos os detalhes referentes ao chassi do automóvel, assim como o número da nota fiscal e a chave de acesso.

*Aproveite e informe-se ainda mais:* CNH provisória: por quanto tempo é válida? Veja o que é permitido e proibido.

O que ocorre se dirigir o veículo sem placa?

Dirigir um veículo sem placa é completamente proibido. Portanto, o condutor que for flagrado nesse cenário estará cometendo uma infração gravíssima. As penalidades incluem:

– Multa
– Apreensão do veículo
– Pontos na habilitação
– E, em vigor a partir de 2023, o condutor que trafegar com veículos sem placa ou com quaisquer alterações no chassi poderá enfrentar uma pena de reclusão de 4 a 8 anos.

*Aproveite para conferir:* IPVA ISENTO para nova frota de automóveis antigos: o seu veículo pode se qualificar?

Certifique-se de manter a originalidade do texto e otimizar para SEO de forma eficaz, considerando o público-alvo brasileiro e suas particularidades linguísticas.

Links Patrocinados