Como fazer CNH Social no Maranhão

CNH Social ou CNH Popular é um programa de benefícios para a retirada da carteira de habilitação sem o pagamento de taxas. Você não precisará investir nada nas aulas teorias e práticas, ou nos testes psicológicos.

O programa CNH Social no Maranhão foi feito pelo Governo Federal para ajudar as pessoas de baixa renda. O objetivo principal dessa ação é melhorar as oportunidades de trabalho e de lazer da população, que pode se beneficiar do uso do transporte individual.

O programa pode variar de acordo com o estado. No Maranhão, você pode se inscrever e terá acesso aos benefícios exclusivos. As datas e locais de inscrição são elementos que podem variar em relação a outras cidades do programa.


Como funciona o programa CNH Social

O programa possui um processo de seleção de acordo com a sua renda e as suas condições de vida. Você poderá tirar uma carteira de veículos ou de moto. Só não vale ter uma carteira em desuso da mesma categoria do seu interesse.

Você não paga nada para as instituições e autoescolas quando você ingressa no programa. Essa é a principal vantagem e também o principal objetivo. No Maranhão, a retirada da carteira é abrangente.

Ela começa com os testes e acaba com aulas práticas gratuitas do começo ao fim. É necessário apenas que você acompanhe toda a formação do aluno regularmente, sem exceder o limite de faltas informadas na sua matrícula inicial.


Requisitos dos participantes na CNH Social

Para que você consiga retirar a sua carteira de motorista de forma gratuita, existem alguns requisitos nos quais você deve se enquadrar. Vamos falar mais desse assunto a seguir.

Primeiramente, é importante que você tenha de 18 a 27 anos de idade. Você ainda precisa ser alfabetizado, ter um CPF e comprovar domicílio no Maranhão.

Mas isso não é tudo. Você também precisa provar sua participação no Bolsa Família. Um bom desempenho no ensino médio ou fundamento em escola pública, com a comprovação de baixa renda, também serve de requisito para entrar no programa.

Se você for portador de necessidades especiais, há vagas para você no programa da CNH Social. Você só precisa comprovar baixa renda como nas outras categorias.


Como se inscrever na CNH Social

Como fazer CNH Social no Maranhão

Para não ficar de fora dessa grande oportunidade, você deve realizar a sua inscrição quando abrirem as vagas. Geralmente, isso ocorre sempre no começo do ano para o estado do Maranhão.

Você pode, também, realizar um pré-cadastro no site do Detran, de endereço www.detran.ma.gov.br/#. Quando o processo seletivo estiver aberto, os responsáveis irão te convocar para continuar disputando uma vaga.

Há, ainda, como consultar o site do SEST/SENAT para tirar dúvidas e para acompanhar a abertura do processo de seleção. O endereço para consultas é http://www.sestsenat.org.br/Paginas/cnh-social-sest-senat.

O processo seletivo é feito de acordo com a porcentagem de vagas para cada categoria. Lembre-se de que todas elas precisam ter uma renda baixa, sem nenhum tipo de exceção.


Documentos necessários na CNH Social

No momento da inscrição, você já deve estar com os documentos pedidos em mãos. Isso facilitará o processo!

Você deve levar o seu RG e CPF para um posto de atendimento. Junto a esses documentos, coloque uma comprovação de residência no Maranhão, o cartão do Bolsa Família ou comprovação do ingresso na rede pública e uma comprovação de baixa renda.

A certidão de nascimento e casamento, caso exista, também pode ser solicitada. Faça uma cópia.

Não se esqueça de levar os comprovantes dos familiares que moram com você. Afinal, a renda media deve incluir todos os moradores do domicílio. Você ainda pode levar a sua carteira de trabalho para comprovar os ganhos mensais.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *