Como fazer CNH Social pelo SEST SENAT

A retirada da sua CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação, nunca foi uma tarefa tão fácil. Com os benefícios do programa CNH Social, também conhecido como CNH Popular, você pode tirar a sua carteira de forma completamente gratuita.

O programa foi feito pelo Governo Federal em parceria com o SEST/SENAT e garante a inclusão de pessoas de baixa renda no acesso ao transporte individual. Agora, essas pessoas podem se deslocar com mais facilidade.

Um dos principais objetivos para a construção desse programa foi, também, o aumento das oportunidades de emprego. Muitas vagas solicitam uma CNH para o processo de seleção dos candidatos.

Foi pensando nas condições das pessoas de baixa renda que o programa continuou a sua atuação. Ao longo dos últimos anos, foram centenas de beneficiados de diferentes estados do país.


Como funciona o programa CNH Social pelo SEST SENAT

O programa de CNH Social foi completamente financiado pelo SEST/SENAT com o objetivo de ingressar jovens de baixa renda no mercado de trabalho atual. Tudo foi planejado para que haja a inclusão na retirada da carteira de motorista.

Primeiramente, você deve saber que o programa é voltado para pessoas que ainda não possuem uma carteira. O incentivo é para a retirada da primeira habilitação. A categoria atendida pelo programa do SEST/SENAT é a B.

O SEST/SENAT ainda oferece um programa complementar, que está voltado a pessoas de baixa renda que precisam mudar de categoria. Se você possui uma habilitação e quer mudar para a categoria B, também pode ingressar no programa.

Todas as etapas de retirada da carteira são gratuitas. A sua inscrição não deve emitir boletos, e você não deve aceitar pagamentos de qualquer natureza da sua autoescola. Cuidado para não ser enganado ao longo do processo!


Requisitos dos participantes da CNH Social pelo SEST SENAT

Para ingressar no programa, você precisa comprovar baixa renda. Mas não é só isso. Você ainda deve estar em algumas categorias, usadas para classificar os candidatos no processo seletivo.

Você deve começar comprovando a sua idade, pois os candidatos podem ter entre 18 e 27 anos apenas. Afinal, esse é um programa voltado aos jovens de baixa renda. Você ainda precisa ser alfabetizado para acompanhar as aulas.

Comprovar uma renda de até 3 salários mínimos também é necessário. Não se esqueça de que são 3 salários mínimos para todos os moradores da sua residência.


Como se inscrever na CNH Social pelo SEST SENAT

Como fazer CNH Social pelo SEST SENAT

Para ingressar no programa de retirada da sua carteira de motorista, o processo é fácil e rápido. Você só precisa realizar a inscrição completa e esperar pelo processo seletivo oficial.

Normalmente, o período de inscrições é aberto no começo e no meio do ano, dependendo da demanda. Em 2018, é esperado que o processo seja aberto entre os meses de janeiro e fevereiro para novos ingressantes.

De qualquer forma, é importante que você fique atento ao site oficial, de endereço http://www.sestsenat.org.br/. Aqui, serão divulgadas todas as informações da inscrição ao longo do ano. Por isso, não deixe de checar as notícias regularmente.

O processo de seleção ocorrerá a partir da emissão dos documentos e cópias. Você deve ter documentos verdadeiros e comprovados, ou será desclassificado.


Documentos necessários para CNH Social pelo SEST SENAT

Para realizar a inscrição, você precisará do seu RG ou documento equivalente. Também é preciso levar uma cópia do CPF. A Certidão de Casamento ou Divórcio pode ser solicitada.

Você ainda precisará comprovar a sua renda por meio de programas como o Bolsa Família ou Cadastro Único. Ao entregar esses documentos no local solicitado na inscrição, você já estará fazendo parte do processo de seleção. Agora é só esperar ser atendido e realizar a sua matricula totalmente gratuita.

Links Patrocinados

DetranBR

O DetranBR é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com os Detrans. A página tem como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre o os serviços oferecidos pelo órgão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *