Como fazer CNH Social em Pernambuco

Você pode tirar a sua carteira de habilitação de forma gratuita. Esse é um benefício do governo chamado de CNH Social ou CNH Popular. Você não paga nada para obter a licença completa de direção.

Muitas pessoas não conhecem esse benefício, mas o programa do governo já ajudou centenas de pessoas. A ação é voltada para quem não possui uma renda para tirar a carteira pelas vias convencionais.

Você só deve checar se o seu estado possui o programa para retirada da CNH Social. Isso pode ser feito pela internet de maneira rápida. Já te adiantamos: em Pernambuco, esse benefício do governo já é uma realidade.

Confira todos os requisitos para fazer CNH Social em Pernambuco. Vamos te ensinar como fazer isso a seguir. Não perca tempo para aprender a dirigir!


Como funciona o programa da CNH Social em Pernambuco?

Cada estado possui especificações para a implantação do programa. Por isso, você deve conhecer o funcionamento exclusivo de Pernambuco antes de realizar a sua inscrição.

Quem cuida da emissão de CNH em Pernambuco é o Detran da região. Por isso, é sempre interessante dar uma olhada no site oficial do órgão, de endereço www.detran.pe.gov.br.

Em Pernambuco, o programa é completo. Você não precisará pagar nada para tirar a sua habilitação de carro ou moto. Tudo é gratuito, desde os exames psicológicos, até as aulas práticas.

Também não são cobradas taxas adicionais para quem for aprovado no programa. Tome cuidado para não cair em cobranças indevidas pela autoescola de sua escolha. Essa é uma realidade frequente que deixa muitos beneficiados no prejuízo.

Agora que você já sabe das categorias e das características do programa, basta fazer a sua inscrição. Antes, não se esqueça de verificar se você se enquadra nos requisitos para tirar a CNH Social.


Requisitos dos participantes na CNH Social em Pernambuco

Em Pernambuco, você deve se enquadrar em algumas categorias para tirar a sua CNH Social. Veja quais são elas a seguir.

Primeiramente, você deve ter de 18 a 27 anos de idade completos. Você ainda precisa possuir CPF e ser alfabetizado para conseguir acompanhar as aulas. É importante, também, comprovar residência em Pernambuco.

Você deve estar enquadrado no programa do Bolsa Família e comprovar o seu estudo na rede pública de educação. Pode ser uma comprovação por meio de cursos profissionalizantes também.

Depois de fazer isso, você deve esperar pelo processo seletivo. O Detran analisará a sua documentação para saber se você pode ingressar no programa. Lembre-se de que a sua renda familiar deve ser de até 2 salários mínimos.


Como se inscrever na CNH Social em Pernambuco

Como fazer CNH Social em Pernambuco

Para se inscrever, o processo é fácil. Você só precisa acessar o site do Detran (fazer CNH Social em Pernambuco), que já mencionamos anteriormente. Você ainda pode consultar a área de CNH Social do SEST/SENAT para mais informações. O endereço é fazer CNH Social em Pernambuco.

Fique atento à abertura de inscrições, que ocorrem normalmente no mês de novembro ou no começo de dezembro. É importante que você não perca o prazo. Afinal, os órgãos precisam de um tempo para analisar o seu cadastro.


Documentos necessários para CNH Social em Pernambuco

Para fazer a sua inscrição, você precisa apresentar CPF, RG ou documento equivalente (como a carteira de trabalho) e comprovante de residência. Se você for casado ou divorciado, deve apresentar os documentos correspondentes também.

Lembre-se de apresentar os documentos originais e uma cópia de cada um deles. O Detran precisará manter algum registro para prosseguir com a sua aprovação.

Se necessário, você precisará comprovar renda e comprovar o seu ingresso no programa do Bolsa Família, mas isso será solicitado em outras etapas da seleção para tirar a sua CNH Social.

Links Patrocinados