Qual a idade mínima para dirigir caminhão? Descubra quais são as regras da lei para as categorias C, D e E em 2024.

A idade mínima para dirigir caminhão no Brasil

Quando completamos 18 anos, alcançamos a maioridade e o direito legal de dirigir no Brasil. Mas será que essa regra também se aplica para dirigir caminhão? Descubra mais informações abaixo:

Idade mínima para conduzir caminhão

Se você está buscando se tornar um motorista habilitado ou já passou por esse processo, sabe que para dirigir veículos no Brasil é necessário ter pelo menos 18 anos de idade. No entanto, quando se trata de dirigir um caminhão, a faixa etária mínima necessária é de 21 anos.

Além disso, é exigido que o motorista esteja habilitado há pelo menos um ano nas categorias A ou B, que permitem a condução de veículos menores como carros e motos.

Categoria C

Dirigir um caminhão no Brasil é considerado uma tarefa mais desafiadora do que conduzir um automóvel leve ou uma motocicleta. Portanto, a legislação de trânsito nacional requer uma experiência prévia dos motoristas em categorias ‘inferiores’ em termos de porte de veículo.

Outro requisito para obter a CNH categoria C é não ter cometido nenhuma infração gravíssima nos últimos 12 meses enquanto possuía habilitações das categorias A e B. Isso se aplica também aos motoristas de carros e motos, que precisam cumprir essa condição antes de iniciar o processo de habilitação para dirigir caminhões, caminhonetes e vans de carga, conforme determina o Detran.

Categoria D e E

Assim como para dirigir caminhão, as categorias de habilitação D e E, que incluem ônibus, micro-ônibus, vans de passageiros (D), automóveis tracionando trailers, caminhões tracionando duas carretas, ônibus articulados (E), exigem experiência prévia na condução de caminhão.

Para obter a categoria D, o motorista precisa ter pelo menos um ano de experiência com a categoria C, desde que tenha 21 anos e não tenha recebido nenhuma penalização gravíssima nos últimos 12 meses. O mesmo se aplica para obter a CNH E, com a diferença de que, para a categoria C, o candidato pode obter a autorização mesmo sem ter sido caminhoneiro anteriormente, desde que tenha dois anos de experiência ao volante de um veículo leve.

Links Patrocinados